A palestra é gratuita e acontece no dia 10.05, sexta, no auditório da Academia Mineira de Letras.
No dia 10 de maio, sexta-feira, a partir das 19h, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe a palestra “Políticas públicas para a Literatura” com o professor doutor, jornalista e coordenador de Literatura na Diretoria de Livro, Leitura e Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Igor Graciano. O evento acontece no auditório da Academia Mineira de Letras e possui entrada franca e intérprete de Libras. Na abertura, tem performance da poeta slammer Nívea Sabino.
Esta palestra faz parte do projeto Caravana AbraPalavra: Arte, Literatura e Bem-Viver, realizado pelo Instituto Cultural AbraPalavra, em parceria com a Academia Mineira de Letras no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
Durante palestra, o jornalista Igor Graciano aborda os caminhos, estratégias, programas e ações que têm sido implementadas pela SEFLI (Secretaria de Formação, Livro e Leitura)/MinC para promover e apoiar a produção, distribuição, acesso e apreciação da literatura em nosso país.
Segundo Aline Cântia, presidente do Instituto Cultural AbraPalavra, Belo Horizonte aprovou e publicou, em dezembro, a Lei nº 11.641, de 21/12/2023 que instituiu o Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Belo Horizonte – PMLLLB-BH, com duração de 10 anos. “Esse diálogo entre a SEFLI-MinC e os profissionais da cadeia produtiva do livro de Belo Horizonte será muito importante para dar mais força à implementação da Lei do PMLLLB e, assim, promover a literatura, garantindo que ela seja acessível a todos”, explica.
A palestra traz ainda discussões sobre Fomento à escrita literária, Promoção da leitura e internacionalização da literatura brasileira, além de um tempo de conversa com o público. “No Brasil, o tema das políticas voltadas para a escrita literária se faz necessário já que, historicamente, os esforços destinados à leitura têm mais visibilidade do que as políticas dedicadas à escrita. Inclusive, há um desejo, atualmente, de se pensar cursos de formação para escritores de maneira acessível e democrática”, diz o palestrante Igor Graciano.
Sobre Igor Graciano
Coordenador de Literatura na Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) na Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura. É professor de Teoria da Literatura na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC) da Universidade de Brasília, e coordenada, juntamente com a professora Luciene Azevedo, o grupo de pesquisa Leituras Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia.
Instituto Cultural AbraPalavra
O Instituto Cultural AbraPalavra tem 13 anos de atuação em Belo Horizonte, atuando em quatro frentes principais: pesquisa e publicação, criação artística, formação e produção/gestão cultural. O Instituto que se dedica à literatura escrita e oral é também o único Pontão de Cultura Nacional temático do Livro, Leitura e Literatura, atuando em todo território nacional.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.