A Academia Mineira de Letras realiza no dia 09 de novembro o lançamento da Galeria Virtual AML, com a abertura da exposição ESCRITOS DE MINAS, que permanecerá disponível até o dia 30 de janeiro. A Galeria Virtual, que será inaugurada em sessão virtual conduzida pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, terá uma programação contínua, com mostras programadas para cada três meses, apresentando recortes curatoriais sobre os acadêmicos e o acervo da Instituição. As exposições, hospedadas no site da AML, contarão com uma audiodescrição das obras expostas, de modo a ampliar sua acessibilidade aos deficientes visuais (cegos e baixa visão).

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Nessa primeira exposição da Galeria Virtual AML, “Escritos de Minas”, serão apresentadas obras referentes a seis eixos temáticos: Origem histórica; A Inconfidência e Personalidades; Aspectos Políticos e Econômicos; A cidade construída; Arte e Patrimônio; Literatura – conto e romance. Trinta livros – retratando a relação entre os membros da Academia Mineira de Letras e a história de Minas Gerais – reúnem obras escritas, organizadas ou coordenadas por dezessete acadêmicos e abordam fatos dos séculos XVIII, XIX e XX. São contos, romances e livros históricos de grandes autores – como Abílio Barreto, Henriqueta Lisboa, Cyro dos Anjos, Fábio Lucas, Olavo Romano e Wilson de Lima Bastos -, que abordam, por exemplo, as descobertas realizadas nas cavernas em Lagoa Santa, o ciclo do diamante, o Santuário do Caraça; personagens da inconfidência Mineira, o estabelecimento da cidade de Belo Horizonte. A exposição traz também um recorte do design gráfico do período de 1935 a 2011, com capas ilustradas por artistas como Yara Tupynambá; Cláudio Martins; Euridyce e Guignard, entre outros. Cada um dos livros é referenciado e sua apresentação inclui a indicação sobre a autoria da capa, a sinopse, as particularidades do exemplar e a audiodescrição das imagens expostas. Dessa forma, o distanciamento resultante das restrições sanitárias será parcialmente superado, permitindo ao “visitante” uma aproximação instigante do acervo da AML, que possui características singulares.  Eis um pequeno exemplo de particularidades que integram a apresentação das obras expostas:

Particularidades do exemplar: Carimbo na folha de rosto. Página em fundo branco, com letras impressas na cor preta. Ao topo, há o nome do autor Wilson de Lima Bastos. Ao centro, lê-se o título Na Sombra das Aroeiras. Abaixo do título, há a especificação: Romance. Abaixo da especificação, há o subtítulo (Ciclo do Café na Zona da Mata de Minas Gerais). Abaixo do subtítulo, está o carimbo azulado no qual se lê Prêmio Joaquim Nabuco 1979 – Academia Brasileira de Letras. Abaixo do carimbo, está o ano 1979.

 

SERVIÇO:

Galeria Virtual AML, com a abertura da exposição ESCRITOS DE MINAS

Data: a partir de 09 de novembro, às 19 horas

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br