Em sessão aberta ao público, o professor emérito da UFMG, Jacyntho Lins Brandão, toma posse, na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, às 20 horas, na sede da instituição, como o novo presidente da Academia Mineira de Letras (AML). Também tomarão posse os demais integrantes da nova diretoria da entidade para o biênio 2023-2025 – Antonieta Cunha (vice-presidente), J.D.Vital (secretário-geral) e Luís Giffoni (tesoureiro) – e os membros de seus três conselhos, a saber: Conselho Fiscal (Antenor Pimenta, José Fernandes Filho e Patrus Ananias), Conselho Editorial da Revista da Academia (Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Manoel Hygino dos Santos e Rogério Faria Tavares) e Conselho do Acervo Bibliográfico e Documental (Amílcar Martins Filho, Caio Boschi e Wander Melo Miranda).
Professor de Língua e Literatura Grega, Jacyntho Lins Brandão foi diretor da Faculdade de Letras por duas vezes e vice-reitor da UFMG. Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, é ensaísta, tradutor e poeta, tendo escrito vários livros. Eleito presidente da AML no dia 17 de abril, ele substituirá no cargo o jornalista Rogério Faria Tavares, que ocupou a função nos últimos dois biênios.
Na mesma sessão, também será lançado o número 83 da Revista da Academia, fundada em 1922. Com mais de 560 páginas, a publicação será distribuída gratuitamente aos presentes. Com capa da artista Christiana Quady e texto da ‘orelha’ de Jacyntho Lins Brandão, o volume tem poema de abertura de Flávia de Queiroz e conta com várias seções. A que é dedicada à biografia dos acadêmicos traz texto de Ângelo Oswaldo de Araújo Santos sobre Juscelino Kubitschek, antigo membro da Academia; e ensaio de José Raimundo da Costa sobre o acadêmico Pascoal Rangel.
A edição da revista acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
O novo número conta, ainda, com dois extensos dossiês. Organizado por Ana Elisa Ribeiro e Rogério Faria Tavares, o dossiê “14 poetas de Minas Gerais” reúne artigos de especialistas sobre a obra de criadores como Álvaro Andrade Garcia, Bruna Kalil Othero, Flávia de Queiroz, Lina Tâmega, Marcelo Dolabela, Adriano Menezes, Ana Caetano, Camilo Lara, Luciana Tonelli, Renato Negrão, Simone Andrade Neves, Wagner Moreira, Nívea Sabino e Yone Giannetti Fonseca.
O segundo dossiê, intitulado “Lacan na Academia: conversando com a literatura”, organizado por Fernanda Otoni Brisset, Helenice de Castro, Laura Rubião e Lucíola Macedo, traz textos assinados por psicanalistas filiados à Escola Brasileira de Psicanálise – seção Minas Gerais, sobre autores como Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, Clarice Lispector, James Joyce, Philip Roth, Graciliano Ramos e Murilo Rubião, além de entrevista com a escritora Laura Erber.
SERVIÇO
Posse de Jacyntho Lins Brandão como presidente da AML e Lançamento do Número 83 da Revista da AML
www.academiamineiradeletras.
Data: 25 de maio de 2023, às 20 horas
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes, Belo Horizonte)
ENTRADA GRATUITA
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade. Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br