Organizado pelo grupo liderado por Constância Lima Duarte, o livro “Escritoras Mineiras Contemporâneas – Invenção, Memória, Resistência” será lançado na Academia Mineira de Letras, após a apresentação da antologia por suas organizadoras. Evento gratuito
O livro “Escritoras Mineiras Contemporâneas – Invenção, Memória, Resistência” chegará às mãos dos leitores no dia 05 de abril, sábado, a partir das 10h. O livro organizado pelo grupo de pesquisa “Mulheres em Letras” (UFMG/CNPq) será lançado na Academia Mineira de Letras. O grupo foi criado em 2006, na Faculdade de Letras da UFMG, pela Profª Drª Constância Lima Duarte, e reúne mestres, doutoras e estudantes de pós-graduação. Na ocasião, autoras e algumas das homenageadas se reunirão para celebrar o lançamento da obra.
Resultado dos esforços do Mulheres em Letras em se manterem pesquisando e divulgando a literatura de autoria feminina, a antologia traz ao público 22 textos que apresentam ensaios críticos e biobibliográficos de autoras contemporâneas nascidas ou radicadas em Minas Gerais. Algumas mais conhecidas do público, outras menos. De diferentes partes de Minas, com diferentes propostas de escrita. Apenas uma pequena amostragem da diversidade que constitui a literatura produzida por mulheres em Minas Gerais.
Nas trilhas literárias de Minas
Dividida por temática, a antologia se desdobra em três abordagens, cujas textualidades fazem emergir sentidos da existência/resistência feminina na literatura. Em “Cartografias da memória”, encontram-se autoras que tratam a memória como o fio condutor para sua obra, como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Flávia de Queiroz Lima, Carmem Quintão de Castro, Luciana Pimenta, Rachel Jardim e Jussara Santos. Em “Paisagens íntimas” reúnem-se textos sobre autoras que revelam ao leitor outra marca da literatura produzida em Minas, o intimismo, como Angélica Amâncio, Lina Tâmega, Stella Maris, Rita Schultz, Paula Pimenta, Dagmar Braga e Simone Teodoro. Já em “Geografia da linguagem”, a obra aborda a construção literária de Ana Martins Marques, Ana Elisa Ribeiro, Nívea Sabino, Maria Zélia Vale de Oliveira, Alice Spíndola, Cidinha da Silva, Madu Costa e Patrícia Santana, evidenciando a potencialização da palavra encarnada em letras e imagens, sensações e trajetórias.
Para as organizadoras da obra, integrantes do Mulheres em Letras, diversas razões significativas motivam o grupo a organizar uma antologia de mulheres. Elas destacam que “as mulheres, historicamente, ficaram de fora das antologias na historiografia literária, mesmo tendo uma produção importante. Esse, por si só, seria um motivo que justifica nosso interesse nesse trabalho. Contudo, outras questões se apresentam quando realizamos pesquisas sobre autoria feminina. Muitos nomes de mulheres escritoras ainda são pouco conhecidos, muitas são as dificuldades de publicar, de distribuição e de reconhecimento”.
O evento de lançamento de “Escritoras Mineiras Contemporâneas – Invenção, Memória, Resistência” será aberto ao público. A Academia Mineira de Letras fica na Rua da Bahia, 1466.
ESCRITORAS CONTEMPLADAS
Alice Spíndola; Ana Elisa Ribeiro; Ana Martins Marques; Angélica Amâncio; Carolina Maria de Jesus; Carmem Quintão de Castro; Cidinha da Silva; Conceição Evaristo; Dagmar Braga; Flávia de Queiroz Lima; Jussara Santos; Lina Tâmega; Luciana Pimenta; Madu Costa; Maria Zélia Vale de Oliveira; Nívea Sabino; Patrícia Santana; Paula Pimenta; Rachel Jardim; Rita Schultz; Simone Teodoro; e Stella Maris Rezende.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
SERVIÇO:
Apresentação e lançamento da antologia: “Escritoras Mineiras Contemporâneas – Invenção, Memória, Resistência” (Ed. Toda Voz, 2025) Organizadoras: Constância Lima Duarte; Ângela Laguardia; Imaculada Nascimento; Kellen Benfenatti Paiva. Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras (UFMG/CNPq). Data: 05 de abril, às 10h. Local: Academia Mineira de Letras [Rua da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte] |
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães
(31) 9 9445-2007 | comunicacao@academiamineiradeletras.org.br