O público tem a oportunidade de se aprofundar na biografia do poeta Soares da Cunha. Isso porque a Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “No centenário do trovador Soares da Cunha”, no dia 2 de junho, proferida pela psicóloga Lenora Cunha.  O conteúdo estará disponível no YouTube da AML a partir das 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra conta com reflexões sobre a obra de Soares da Cunha como poeta que se identificou mais com o gênero das Trovas. “A Trova de certa forma pode ser entendida como um terceiro elemento numa Trindade. Considerada ‘da gente’, na simplicidade, harmonia e musicalidade, a Trova era associada à poética da Era Medieval. É dito que Jorge Amado reconhecia a Trova como o gênero literário mais prosaico e no entanto o que ecoa com maior intensidade na alma da multidão. Por meio dela, a massa se conecta à arte da poesia. Por esta razão dizem alguns que a Trova e o Trovador são eternos. A trova dos amigos é sem dúvida a que mais ressoa dentro desta percepção pois é bastante conhecida”, explica a palestrante. Teremos a participação de alguns desses amigos no vídeo aula.

Lenora Cunha ressalta também que, de temperamento introspectivo e melancólico, Soares da Cunha expressou também um humor cáustico e irônico. De recolhido e menos sociável oscilava também em ciclos de expansão desmedida muitas vezes desafiadora e transgressora. Um grande desafio na manifestação e no equilíbrio de sua expressão criativa.

Se reconhecendo talvez mais como filósofo do que mesmo como poeta, tendo como tema de maior interesse a morte (dito por ele mesmo) Soares da Cunha também se dedicou a escrever Sonetos e Pensamentos. Em parceria de mútua sensibilidade com sua esposa Ivelyse Carmelita, que se dedicou à pintura e também ao canto, publicaram juntos o Livro das Trovas totalmente manuscrito e ilustrado por ela.

Em ambiente especialmente sensível à arte desenvolveu-se a inspiração da filha caçula Cristiana Lobo, que é interprete e compositora além também de psicóloga. Ao final da palestra, Lenora Cunha apresentará um vídeo de Christiana Lobo interpretando “Barcarola” cuja letra é poema de Soares da Cunha.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Lenora Soares da Cunha Guimarães, psicóloga formada pela UFMG em 1975. Especialização em Psicologia Clínica atende crianças, adolescentes e adultos. Formação na abordagem de Milton H. Erickson (Hipnose), Helper do Pathwork – um caminho de autotransformação pessoal. Palestrante em empresas e escolas com trabalhos na área de Saúde Mental e Preparação para Aposentadoria em empresas. Facilitadora de grupos de autodesenvolvimento. Sócia fundadora da Tônus Fisioterapia e Saúde Integral em BH.

 

SERVIÇO:

Palestras online “No centenário do trovador Soares da Cunha” – com Lenora Cunha

 Data: a partir de 2 de junho, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br