A Academia Mineira de Letras tem utilizado, cada vez mais, o espaço virtual para aproximar o público da literatura. Por isso, tornar o ambiente digital mais acessível é uma de suas metas. A partir de agora, dois plugins de acessibilidade estão disponíveis no site da AML (www.academiamineiradeletras.org.br) para facilitar o acesso de cegos e pessoas com visão reduzida.
Uma das possibilidades é o uso do plugin “One Click Accessibility”. Entre as funções está a de redimensionamento inteligente, para ampliar qualquer texto que for necessário, deixar as fontes mais legíveis, mudar contrastes e até alterar o fundo para melhorar a leitura.
Outra opção é o “Responsive Voice”. Por meio dessa ferramenta, os textos de todas as páginas são transformados em áudio, permitindo que pessoas cegas com ou com pouca visão possam conferir tudo o que é compartilhado pela instituição.
Além das novidades no site, todas as palestras que integram a programação da Academia Mineira de Letras também contam com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Esta é uma maneira inovadora, para que os mais variados públicos tenham acesso ao rico conteúdo que é compartilhado sobre autores, livros e o amplo universo literário.