O poeta mais interrogativo da língua portuguesa é um mineiro e tema de palestra da Academia Mineira de Letras. “Emílio Moura: itinerário em dúvida” será apresentado pelo professor Sérgio Alcides. O vídeo estará disponível no YouTube da AML a partir do dia 7 de dezembro, às 11h.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
A palestra irá ressaltar a importância da obra poética de Emílio Moura, assim como sua participação no movimento modernista em Minas Gerais e as especificidades de sua poética.
Além disso, sua “irremissível perguntação” (no dizer de Carlos Drummond de Andrade), o aspecto afirmativo da consciência em dúvida e a abordagem por meio de leitura também estarão entre os assuntos tratados. O palestrante fará, ao lado dessa introdução, o comentário de poemas do escritor.
Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.
Sobre o palestrante:
Sérgio Alcides (Rio de Janeiro, 1967) é professor da Faculdade de Letras da UFMG. Autor de “Estes penhascos. Cláudio Manuel da Costa e a paisagem das Minas” (São Paulo: Hucitec, 2003) e “Armadilha para Ana Cristina e outros textos sobre poesia contemporânea” (Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2016), entre outros livros. Foi Fellow do Bellagio Center da Fundação Rockefeller (2013), visiting Fellow do MacMillan Center de Yale (2014) e representante do Brasil no Júri do Prêmio Camões (2016).
SERVIÇO:
Palestras online “Emílio Moura: itinerário em dúvida” – com Sérgio Alcides
Data: a partir de 7 de dezembro, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.
Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br