A Academia Mineira de Letras, em parceria com a Academia Mineira de Letras Jurídicas e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, apresenta o programa “Direito e Literatura” (leia mais sobre o programa), sob coordenação do professor Fernando Armando Ribeiro. A iniciativa tem como objetivo estreitar o diálogo entre direito e literatura a partir de conferências que vão mostrar como esses dois campos do saber se relacionam. Ao todo, serão cinco sessões, sempre às quintas-feiras, em abril, maio, junho, agosto e setembro.
O primeiro encontro será no dia 25 de abril, às 19h30, na AML, e terá como convidado o professor e doutor em filosofia do direito, Marcelo Galuppo, que ministrará a palestra “Trinta anos da Constituição? O que podemos aprender com Balzac”. “‘A mulher de 30 anos’, de Balzac, traz implícita uma interessante ideia sobre o tempo. Como isso pode nos ajudar a compreender nossa Constituição?”, adianta Galuppo sobre o tema escolhido para o lançamento do programa.
O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.
Conforme explica Fernando Armando Ribeiro, o direito é uma das principais manifestações históricas da cultura ocidental e, como complexo normativo com pretensões democráticas, deve fazer-se atrelado a um permanente e amplo movimento de interlocução com os diversos elementos da vida humana. “Tanto por incidir normativamente sobre a realidade, quanto por fazer-se reflexo desta mesma realidade que pretende regular, o direito é um dado sobre o qual se volta, explícita ou implicitamente grande parte do acervo cultural da humanidade. Sua presença como objeto de construções literárias marca desde clássicos da literatura mundial até os contemporâneos, e as relações entre direito e literatura, já de sedimentada análise nos meios acadêmicos internacionais ganha, também entre nós, cada vez mais espaço e atenção”, declara.
Ele acrescenta, ainda, que a literatura pode servir como importante lugar de reflexão e crítica às práticas jurídicas cotidianas. “O programa é um convite à ação (re)construtora do direito; convite a que o direito amplie os seus horizontes e suas possibilidades a partir do diálogo com a literatura; convite aos juristas para que possam perceber e desvelar a riqueza ainda inexplorada do universo jurídico; e convite à toda comunidade para participar desses debates”, finaliza Fernando Armando Ribeiro.
SERVIÇO:
Lançamento do programa Direito e Literatura e palestra “Trinta anos da Constituição? O que podemos aprender com Balzac” – com Marcelo Galuppo
Data: 25 de abril
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.