A Academia Mineira de Letras recebe no dia 4 de abril, às 19h30, o lançamento do livro “Por que estudar história?” (editora PUC MINAS), do professor e acadêmico Caio Boschi. Na ocasião, ele também fará uma palestra sobre o tema.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Na apresentação que precede o lançamento do livro, Caio Boschi vai identificar e elucidar as funções sociais da história, bem como refletir sobre os cinco grandes temas que tornam o homem sujeito e agente histórico: o sentido da história; a história e sua construção; o tempo histórico; combates pela história; e memória e identidade. “Estudamos história para conhecer e transformar a vida presente. Se ela não nos auxiliasse em mais nada, só o fato de nos ensinar a respeitar quem é diferente já seria motivo suficiente para nos dedicarmos a estudá-la, pois, quando somos capazes de perceber nosso passado histórico, temos condições de agir sobre a realidade”, pondera.

Boschi também vai abordar a natureza da utopia, considerada não como um ideal inatingível, mas, sim, a possibilidade de manter a esperança viva. “Ontem, semeamos a realidade de hoje; hoje, semeamos a de amanhã. O ensino da história pode nos ajudar a realizar esta semeadura com lucidez, anunciando um futuro mais justo e fraterno.”, projeta o palestrante.

O livro “Por que estudar história?” traz temas e informações referentes à construção do conhecimento histórico, ao conceito e uso das fontes, aos métodos de pesquisa e à importância da história para garantir a permanência de valores universais como a democracia, os direitos humanos e o respeito às minorias. “O trabalho de Caio Boschi chega como um reforço às discussões concernentes ao papel da história ao defender a importância da disciplina dentro de uma sociedade saturada em informações e testemunha de rápidas e desnorteantes mudanças”, diz a historiadora Marieta de Moraes Ferreira, professora titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Sobre o palestrante:

Caio Boschi é licenciado em História pela UFMG e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Lecionou na Escola Estadual Governador Milton Campos (Colégio Estadual Central) antes de se tornar professor do Departamento de História da UFMG e da PUC Minas. Paralelamente, por quase 20 anos, foi professor convidado de História do Brasil na Universidade de Lisboa e na Universidade do Porto, em Portugal. Tem artigos publicados, principalmente sobre história e arquivos do Brasil e de Portugal e é autor de vários livros, como “Exercícios de pesquisa histórica”, que ganhou o Prêmio de História e Ciências Sociais, da Academia Brasileira de Letras, em 2012. É membro da Academia Mineira de Letras desde de 2018, onde ocupa a cadeira n° 30.

 

SERVIÇO:

Palestra e lançamento do livro “Por que estudar história?” – de Caio Boschi

Data: 4 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.