A Academia Mineira de Letras mantém junto ao Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, um acordo de cooperação técnica, com fundamento no disposto na Lei Federal n° 13.019, de 31 de julho de 2014 e do Decreto Estadual n° 47.132, de 20 de janeiro de 2017.

O acordo de cooperação tem como objeto “a disponibilização à Academia Mineira de Letras do software Pergamum utilizado pela Secretaria de Estado de Cultura para catalogação e automação dos acervos bibliográficos, conforme atividades especificadas no Plano de Trabalho”. Tendo como finalidade a integração “aos acervos da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca do Palácio do Governo.

Tendo ainda como objetivo “viabilizar a manutenção e conservação da Academia Mineira de Letras. Manter um bem tombado e em plena atividade, pois abriga a sua biblioteca de aproximadamente 30.000 volumes, aberta gratuitamente a pesquisadores e ao público interessado em literatura, aos turistas, estudantes em visitas guiadas ao Palacete Borges da Costa, que também serve de escritório para sua diretoria e espaço para reuniões e solenidades dos acadêmicos. Viabilizar a divulgação institucional e da programação das atividades culturais”.

Acordo de cooperação técnica de número 02/2018, assinado em 7 de agosto de 2018.