A Academia Mineira de Letras recebe no dia 28 de novembro, às 19h30, o lançamento do livro “O Mercado como símbolo da cidade”, quarto volume de uma série sobre os principais ícones históricos de Belo Horizonte. Na ocasião, a professora Maria de Lourdes Caldas Gouveia, doutora em Estudos Avançados em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri, falará sobre a memória da construção imaginária do Mercado Central, que completa 90 anos em 2019.
O evento faz parte do programa Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.
Pesquisadora dos símbolos materiais de BH, Maria de Lourdes Gouveia criou a série “Matéria da memória – A cidade e seus símbolos”, com volumes já publicados sobre o Palácio da Liberdade, a Praça da Liberdade e o Cemitério do Bonfim. No livro “O Mercado como símbolo da cidade”, a autora traz o tema do Mercado Central em texto ilustrado com fotografias, aquarelas e vinhetas.
“Como diria o historiador estadunidense Lewis Mumford, provavelmente não existe um mercado urbano em que a troca de notícias e opiniões, pelo menos no passado, não desempenhou um papel quase tão importante quanto a troca de mercadorias”, expressa Maria de Lourdes. A obra vem acompanhada de citações bibliográficas e já foi traduzida para o inglês. O tema será abordado como exposição dialogada e projeção de imagens de vários mercados.
SOBRE O PALESTRANTE:
Maria de Lourdes Caldas Gouveia é pedagoga e filósofa, com doutorado em Estudos Avançados em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri. É graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bacharel em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora aposentada do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas. Também é uma das coordenadoras do projeto “Filosofia e Cinema”, com leituras de textos e sessões de filmes comentadas.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “O Mercado como símbolo da cidade”, de Maria de Lourdes Caldas Gouveia
Data: 28 de novembro
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)
Entrada gratuita
Mais informações: academiamineiradeletras.org.br
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.