O segundo encontro do semestre do programa “Lacan na Academia – Conversando com a literatura” acontece na Academia Mineira de Letras, no dia 19 de setembro, às 19h30. Com o tema “Só um poeta é capaz de ser mulher assim”, a sessão será apresentada pelas psicanalistas Fernanda Costa e Cecília Lana Nascimento e pela artista plástica Julia Panadés, com coordenação da também psicanalista Yolanda Vilela.

O evento faz parte do programa Casa da Palavra, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

O programa “Lacan na Academia – Conversando com a literatura” tem parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais e conta com a participação de importantes psicanalistas e convidados, que pretendem abordar as interseções entre a literatura e a psicanálise.

Na ocasião, as psicanalistas Fernanda Costa e Cecília Lana Nascimento irão ter uma conversa com a artista Julia Panadés. A conversa irá abordar os modos de aparição da linha, matéria constante no corpo da obra da artista, na trama da palavra com o desenho, no uso da costura e do bordado, na equação interminável do poema-gesto, a fazer, desfazer, refazer. Julia nos instiga, nos provoca e convida: “Ela desfazia o que tecia como oferta ao recomeço”.

 

Sobre a artista:

Julia Panadés é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, e doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG.

Comentários:

Fernanda Costa e Cecília Lana Nascimento são psicanalistas e mestres em Psicologia na área de Estudos Psicanalíticos, pela UFMG.

Fernanda Costa e Cecília Lana Nascimento são psicanalistas e mestres em Psicologia na área de Estudos Psicanalíticos, pela UFMG. Julia Panadés é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, e doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG.

 

SERVIÇO:

Programa Lacan na Academia – Conversando com a literatura

Sessão comentada “Só um poeta é capaz de ser mulher assim”, com Julia Panadés, Fernanda Costa e Cecília Lana Nascimento, com coordenação de Yolanda Vilela

Data: quarta, 19 de setembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Sobre o Programa Lacan na Academia – Conversando com a literatura:

Inaugurado em 2018, o Programa Lacan na Academia – Conversando com a Literatura busca lançar um olhar lacaniano sobre a literatura, suscitando debates com escritores, artistas e psicanalistas. No primeiro semestre, o tema geral foi “O feminino, seus corpos e mundos”, que abordou a queda do falocentrismo, a consequente feminização do mundo e a ascensão de outra via erótica nas obras de Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues. Para o segundo semestre, o programa segue a trilha do real, percorrendo o feminino que se esgueira e ressoa em imagens, letras e sons do século 21. Dessa forma, irá visitar autores atuais para, com eles, verificar a expressão dessa experiência de corpo na literatura, na música e nas costuras contemporâneas. Os próximos encontros estão marcados para 19 de setembro, com o tema “Só um poeta é capaz de ser mulher assim”, com a artista plástica Júlia Panadés e as psicanalistas Cecília Lana e Fernanda Costa; e 10 de outubro, com “O verdadeiro delírio sonoro é fazer com os sons uma experiência tal como Joyce fez com as palavras”, apresentado pelo músico Sérgio Rodrigo e pelo psicanalista Sergio de Mattos.

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.