A Academia Mineira de Letras recebe no dia 21 de agosto, às 19h30, a palestra “Nos 90 anos da publicação de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade”, com a professora e escritora Eneida Maria de Souza, doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII.
O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.
Escrita em 1928, a obra “Macunaíma – O herói sem nenhum caráter” é um dos principais símbolos do Modernismo no Brasil. Nela, o autor, o paulistano Mário de Andrade, investiga a “entidade brasileira”, inspirado no anti-herói Macunaíma, personagem de uma lenda amazônica. A narrativa mítica e surrealista, com nítidas referências ao palavreado oral, é entremeada por tradições folclóricas herdadas de indígenas, portugueses, ibéricos e africanos.
Noventa anos depois da primeira edição, a obra ainda causa acalorados debates culturais e acadêmicos, no que diz respeito ao gênero literário, linguagem e a interpretação sobre a “identidade nacional”. “A palestra discorre sobre a importância da nova linguagem de ‘Macunaíma’ para a compreensão da poética modernista, pautada pela exploração do imaginário indígena e da construção de nacionalidades heterogêneas”, relata a professora Eneida de Souza. A palestrante ainda pretende analisar a apropriação criativa de Mário de Andrade do universo fabular de lendas e contos populares. “A antropofagia é uma leitura bem-humorada da colonização”, diz.
Sobre a palestrante:
Eneida Maria de Souza é professora titular e emérita da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII. Atua como pesquisadora 1A do CNPq, o nível mais elevado da agência de fomento, com o projeto de pesquisa Acervo de Escritores Mineiros, intitulado “Retratos da cultura popular: diário, ficção, iconografia”. É autora dos livros “Janelas indiscretas – Ensaios de crítica biográfica”, “Tempo de pós-crítica”, “A pedra mágica do discurso” (sobre “Macunaíma), “Traço crítico”, “O século de Borges”, “Crítica cult”, “Pedro Nava – O risco da memória” e “Modernidade toda prosa”, em coautoria com Marília Rothier Cardoso, além de organizadora de “Correspondência – Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa”, vencedor do Prêmio Jabuti 2011.
SERVIÇO:
Palestra “Nos 90 anos da publicação de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade” – com Eneida Maria de Souza
Data: terça, 21 de agosto
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.