A Academia Mineira de Letras recebe no dia 25 de maio, o lançamento do livro “Quixote no Planalto – O resgate da dignidade em tempos adversos”, do diplomata brasileiro Marcílio Marques Moreira, às 18h30. A programação começa com a palavra do moderador José Luiz Alquéres, e o encerramento será feito pelo debatedor Paulo Paiva.
O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.
O Brasil defronta-se com o enorme desafio de reencontrar o caminho de desenvolvimento e justiça social. A obra de Marcílio Marques Moreira relata as dificuldades enormes que fazem parte da nossa história, em coautoria com outros nove autores: Ney Carvalho, Armínio Fraga Neto, Celso Lafer, Dorothea Werneck, José Gregori, José Luiz Alquéres, Luiz Antônio Gonçalves, Nelson Carvalho, Pedro Malan e Roberto Macedo.
Os 17 meses da gestão do ministro Marcílio na Economia, em meio a uma grande crise política e econômica, na qual ainda se devia reconquistar a credibilidade abalada por uma moratória e vários “não cumprimentos” do pactuado com credores internacionais, foi um período muito difícil. A história é contada pelo autor e por alguns membros de sua equipe – como Armínio Fraga, Pedro Malan, José Gregori, Celso Lafer e outros.
Um caderno especial no meio do livro contém 17 charges que recontam este momento, além do ensaio “Ética e Economia”, escrito posteriormente por Marcilio Marques Moreira, que representa a mais completa, erudita e ao mesmo tempo acessível abordagem deste tema atual.
A paradigmática figura do Quixote, aquele que, como Cristo, fez o dom de si mesmo a uma causa, magnificamente analisada por San Tiago Dantas na sua conferência “D. Quixote – um apólogo da alma ocidental” é a fonte inspiradora da atitude do líder deste processo – Marcílio Marques Moreira.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro “Quixote no Planalto – O resgate da dignidade em tempos adversos” – com Marcílio Marques Moreira
Data: 25 de maio
Horário: 18h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Sobre o palestrante:
Diplomata formado pelo Instituto Rio Branco, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Georgetown, Washington D.C. Serviu no Itamaraty no Rio, de 1954 a 1957, e de 1957 a 1963 na Embaixada em Washington. Naquele ano foi oficial de gabinete do Ministro da Fazenda, San Tiago Dantas. De 1963 a 1965 trabalhou no BNDES e de 1965 a 1968 foi Diretor da Companhia de Progresso do Estado da Guanabara – COPEG e Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Comunidades – CODESCO, dedicada à urbanização de favelas (Governo da Guanabara Negrão de Lima). Foi Professor do Instituto Rio Branco, da PUC – Rio e da UERJ, onde exerceu os cargos de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Membro dos Conselhos Universitário e de Ensino e Pesquisas, 1968/1998; Diretor Financeiro do MAM – Rio (1968/1971); Membro do Conselho de Administração do BNDES; Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco 1968/1986; e Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América, 1986/1991 (Governos Sarney e Collor). Em maio de 1991, assumiu o Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, cargo que ocupou até outubro de 1992 (Governo Collor). De 1993 a 1995 foi sub-Secretário de Políticas Públicas da Prefeitura do Rio e de fevereiro de 1994 a janeiro de 2005, Consultor Internacional Senior da Merrill Lynch & Co. Foi Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro 2001/2005 e Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, 2002/2008 (Governos FHC e Lula). Sócio-gerente de Conjuntura e Contexto – Consultoria Política, Comercial e Cultural, é Membro dos Conselhos de Administração da Energisa e da Valid e, ainda, dos Conselhos das seguintes instituições sem fins lucrativos: Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, Fundação Getúlio Vargas; Fórum Nacional – Instituto Nacional de Altos Estudos; Pró-criança Cardíaca; Associação Amigos Museus Castro Maia; Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e Brazil Foundation. É sócio do Flamengo, Futebol e Regatas do Gávea Golf Club, do Caiçaras, do PEN Club e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Consultor Senior do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO.
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.