No dia 20 de outubro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras recebe a professora doutora Ivete Lara de Camargos Walty, para a palestra “Nos 80 anos de Angústia, de Graciliano Ramos”. A conferência faz parte do programa Universidade Livre.

O romance de Graciliano Ramos foi publicado em 1936 e tem traços existencialistas.  O protagonista, Luís da Silva, é um homem solitário que narra sua história em primeira pessoa, misturando passado e presente.

Ivete Lara de Camargos Walty é doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Ottawa, no Canadá. É professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-Minas e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG. Pesquisadora do CNPq, desenvolve, no momento, o projeto “A prisão escrita na literatura brasileira”.

A palestrante é também autora dos livros “A rua da literatura brasileira e a literatura da rua” (Editora da UFMG, 2014), “Corpus rasurado: exclusão e resistência na narrativa urbana” (Autêntica, 2005) e “O que é ficção” (Brasiliense, várias edições). Em conjunto com a professora doutora Raquel Beatriz Junqueira Guimarães organizou o livro “Literatura marginal: sua crítica”. Publicou, ainda, em coautoria, “Palavra e imagem: leituras cruzadas” (Autêntica) e “Tipos de texto, modos de leitura” (Formato), além de capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.

 

SERVIÇO:

“Nos 80 anos de Angústia, de Graciliano Ramos”, por Ivete Lara de Camargos Walty.

Data: 20 de outubro.

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.