Debate com o autor Cláudio de Moura Castro acontece no dia 30 de maio, às 19h30, e tem entrada gratuita
“O mutirão das árvores” (Editora BEI), ganhador do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Economia Criativa, é o Livro do Mês na Academia Mineira de Letras. No dia 30 de maio, às 19h30, a AML promove um debate sobre a obra do economista e professor, Cláudio de Moura Castro. O evento conta com a presença do autor e tem entrada gratuita. Neste livro, o professor, escancara as graves consequências que o descaso com as florestas e as mudanças climáticas pode trazer. Prefaciado por Alysson Paolinelli (1936-2023), engenheiro agrônomo que foi ministro da Agricultura e um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o livro ressalta a importância do Estado para reverter o atual cenário, atuando no papel de maestro de uma concertação ao lado da iniciativa privada e da sociedade civil. Em larga medida, “O mutirão das árvores” tem o propósito de ser um chamamento à razão em nome da sobrevivência do planeta – e da própria espécie humana.
Cláudio de Moura Castro afirma que a escassez de água, se tornou um dos problemas mais sérios do globo e que o centro-Sul do Brasil começa a ter problemas gravíssimos de falta de água, por isso, reforça a importância urgente de parar de cortar as florestas e repor mais rapidamente o que foi perdido. “Por que os nossos rios caudalosos viraram fiapos de água? A explicação é simples, cortamos as árvores que compõem o ciclo virtuoso de evaporação das chuvas e absorção no solo. Em terreno pelado, a chuva corre célere para os rios e não estará disponível para o uso. Além disso, as árvores absorvem o gás carbônico da atmosfera, reduzindo a poluição e o aquecimento global”, afirma o autor.
O evento acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
SOBRE O AUTOR
Cláudio de Moura Castro é formado em Economia pela UFMG. Mestrado pela Universidade de Yale. Inicio do programa de doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Trabalhou no IPEA/INPES e foi Coordenador Técnico do Programa ECIEL, passando em seguida a Diretor Geral da CAPES. Foi também Secretario Executivo do CNRH / IPEA. No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais e Chief Education Advisor. Ao aposentar-se do BID em fins do ano 2001, assumiu a posição de Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, permanecendo até a metade do ano 2009. Tornou-se então Assessor Especial da Presidência do Grupo Positivo. Depois disso, passou a operar como consultor independente. Autor de mais de cinquenta livros e mais de trezentos artigos acadêmicos. Foi articulista, da revista Veja e hoje escreve no Estadão.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
LIVRO DO MÊS
O mutirão das árvores (Editora BEI, 2024) de Cláudio Moura Castro ________________________________________________________________________ SERVIÇO Debate sobre O mutirão das árvores Com o autor, Cláudio de Moura Castro Data: 30/05, quinta, às 19h30 Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Lourdes) Entrada gratuita. |
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães
(31) 9 3301-0161| comunicacao@academiamineiradeletras.org.br