Livro lançado pela Literíssima Editora transporta os leitores para a Belo Horizonte dos anos 70. O evento tem entrada gratuita

A Academia Mineira de Letras recebe, no dia 12 de abril, às 10h, o lançamento do livro O Círculo Vermelho (Literíssima Editora), novo romance do escritor, crítico de arte, pintor, desenhista, poeta e professor Márcio Sampaio – acadêmico, ocupante da cadeira 28 da AML. A obra transporta o leitor para os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, narrando a trajetória de um jovem que se vê tragado pela repressão política e pelos desafios de uma juventude marcada pela incerteza. O evento de lançamento tem entrada gratuita. Haverá sessão de autógrafos.

Com um enredo pulsante, “O Círculo Vermelho” não apenas revisita um dos períodos mais sombrios da história brasileira, mas também provoca o leitor a refletir sobre os caminhos possíveis para seu protagonista. Em uma proposta inovadora, o autor oferece um desfecho para a trama, mas permite que cada leitor reconstrua a história à luz do contexto político e social da época.

Em Belo Horizonte, 1970, às vésperas de completar 17 anos, Bruno tem a vida virada do avesso. Seu pai, um renomado pianista internacional, é detido pela Polícia Militar, acusado de subversão. O avô está desaparecido, e os indícios apontam para o mesmo destino. Expulso da escola por ser chamado de “filho de comunista”, Bruno se vê no centro de um turbilhão de eventos que incluem um protesto estudantil, sua prisão pelo DOPS e o sequestro de um embaixador alemão no Rio de Janeiro.

O livro estabelece um diálogo com produções atuais que revisitam períodos autoritários e suas marcas profundas. Um exemplo recente é o filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional 2025. Assim como no filme, “O Círculo Vermelho” traz uma reflexão sobre trauma e resistência, dando voz àqueles que viveram a história na pele.

O evento de lançamento do livro “O Círculo Vermelho” acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.

 

SOBRE MÁRCIO SAMPAIO

Nascido em Santa Maria de Itabira (MG), em 1941, Márcio Sampaio é um nome de destaque na arte e na literatura mineira. Com uma carreira que atravessa a crítica de arte, a poesia, a pintura e o ensino, sua trajetória se entrelaça com os movimentos culturais e artísticos mais expressivos das últimas décadas.

Sampaio iniciou sua jornada artística ainda na adolescência, explorando pintura e ilustração. Na década de 1960, participou da vanguarda literária e artística de Minas Gerais, integrando a 1ª Semana Nacional de Poesia de Vanguarda e fundando a revista Ptyx. Com exposições individuais e coletivas, incluindo a 9ª Bienal Internacional de São Paulo, construiu um legado de inovação e experimentação visual e poética.

Foi coordenador do Museu de Arte da Pampulha e do Palácio das Artes de Belo Horizonte, além de professor da Escola de Belas Artes da UFMG, onde lecionou por mais de duas décadas. Sua obra já foi tema de exposições retrospectivas, como a mostra “Declaração de Bens”, que celebrou seus 50 anos de carreira no Palácio das Artes.

 

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

SERVIÇO:

Lançamento de O Círculo Vermelho (Literíssima Editora), de Márcio Sampaio

Haverá sessão de autógrafos.

Data: 12 de abril, de 10h às 13h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Centro) ou Youtube da AML

Entrada gratuita.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães

(31) 9 9445-2007 | comunicacao@academiamineiradeletras.org.br