Na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, às 15h, no auditório da Academia Mineira de Letras, ocorrerá a defesa da tese de doutorado intitulada “A edição de periódicos literários de vanguarda em Minas Gerais”, de Mário Vinícius Ribeiro Gonçalves, pesquisador da linha IV (Edição, linguagem e tecnologia) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), bolsista do próprio CEFET-MG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O trabalho reúne revistas importantes para a história dos movimentos de vanguarda no estado ao longo do século XX e traz reflexões relevantes sobre literatura e edição de periódicos. A orientadora é a professora e pesquisadora Ana Elisa Ribeiro, uma das responsáveis pelo acordo técnico-científico selado com a Academia Mineira de Letras em 2020, aliança institucional que permitiu o trabalho conjunto de pesquisa e arranjo do acervo da AML nos últimos semestres, com a participação de estudantes de outros níveis de ensino.
A AML já teve seu acervo como objeto de estudo de outros pesquisadores anteriormente. Dentro do âmbito do acordo de cooperação técnica com o CEFET-MG, Mário Vinícius foi o primeiro pesquisador a investigar o acervo da AML para sua tese, que agora será apresentada publicamente a uma banca formada pelos professores pesquisadores Júlio Castañon Guimarães, da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ); Kaio Carmona, da Universidade Agostinho Neto, em Angola; e Rogério Barbosa e Paula Renata Melo Moreira, do CEFET-MG. O evento é presencial e aberto ao público.