Na última quinta, 17 de maio, o doutor e professor Jacyntho Lins Brandão foi eleito com 32 votos para a cadeira de número 25 da Academia Mineira de Letras, que estava vaga desde o falecimento do ex-governador Francelino Pereira dos Santos, em 21 de dezembro de 2017.

O novo acadêmico é, atualmente, professor titular de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da UFMG, onde também já atuou como vice-reitor e ex-diretor. Doutor em Letras Clássicas pela USP, Brandão é sócio-fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Escreveu diversos livros, entre eles, “A poética do hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata” (Ed. UFMG, 2001); “A invenção do romance” (Ed. UnB, 2005); “Luciano de Samósata: como se deve escrever a história” (Ed. Tessitura, 2009); “Antiga Musa: arqueologia da ficção” (Editora Relicário, 2015); e “Em nome da (in)diferença: o mito grego e os apologistas cristãos do segundo século” (Ed. Unicamp, 2014).

Membro da Academia desde 2003, Francelino Pereira era o terceiro sucessor da cadeira de número 25, cujo patrono é Augusta Franco, fundada por João Massena e já ocupada por Paulo Pinheiro Chagas e Aureliano Chaves. O advogado, formado pela UFMG, foi vereador por Belo Horizonte, deputado federal por quatro mandatos consecutivos e, em 1979, governador de Minas.