A Academia Mineira de Letras abre o IV Encontro Luso-Afro-Brasileiro com a palestra “A presença de Cecília Meireles na imprensa periódica”, ministrada pela Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello, da PUC-RS. A coordenação da mesa será da Profa. Dra. Vânia Chaves, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal (CLEPUL).
O evento, no âmbito do Projeto Universidade Livre, será a abertura do Encontro que, nesta edição, traz o tema “As Mulheres na Imprensa Periódica” e acontece em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de fevereiro. No programa estão incluídas palestras, workshops, apresentações de pesquisas, entre outras atividades que visam debater questões relativas à poesia moderna e à presença feminina nos veículos de comunicação dos países de Língua Portuguesa.
IV Encontro Luso-Afro-Brasileiro
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
17h00 – Mesa de Abertura
Integrantes: Elizabeth Rennó (Presidente da Universidade Livre); Constância Lima Duarte (FALE – UFMG), Eduardo da Cruz (RGPL-RJ); Vania Chaves (CLEPUL), Isabel Lousada (CICS.NOVA)
17h30 –Conferência: “A presença de Cecília Meireles na imprensa periódica”
Conferencista: Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello (PUC-RS)
Coordenação da Mesa: Profa. Dra. Vania Chaves (CLEPUL)
Entrada gratuita.
Sobre a palestrante:
Com pós-doutorado em Letras pela Université de la Sorbonne Nouvelle e pela Université Stendhal, a palestrante Ana Maria Lisboa de Mello possui licenciatura em português e francês e respectivas literaturas pela UFRGS, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-RS. Fez estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherchessur l’ Imaginaire, na Université Stendhal, e na Sorbonne Nouvelle – Paris III (2004). Lecionou na UFG, atuou em programas nacionais de formação de leitores (Pró-Leitura e PROLER) e, atualmente, é professora adjunta da PUC-RS.
Entre seus diversos livros, estão Poesia e Imaginário, Literatura e Cinema – encontros contemporâneos; Literatura, Memória e História – travessias literárias e culturais; Escritas do eu – introspecção, memória e ficção; Pensamento francês e cultura brasileira.
Foto: Acervos UFMG e Henriqueta Lisboa.