Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Naturalidade: Belo Horizonte – Minas Gerais
Data de nascimento: 29 de agosto de 1935
Casado com Maria Isabel Vianna de Oliveira Vaz, 3 filhos.
Filiação: Orlando de Oliveira Vaz e Maria Luiza Mascarenhas Vaz

Primórdios

Nasceu no dia 6 de dezembro de 1949 no Hospital São Lucas em Belo Horizonte. Teve seu interesse pela ciência despertado desde cedo, quando estudava no Colégio Arnaldo, onde fez o curso ginasial e parte do curso científico, que foi completado no renomado Colégio Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1967. Sua experiência como aluno deste colégio foi marcante e determinante para suas ações pedagógicas como docente.

Formação Acadêmica

Formou-se em medicina pela UFMG, em dezembro de 1972, iniciando imediatamente o mestrado no Instituto de Biofísica (hoje Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientado pelo professor Leopoldo de Meis. Obteve o título de Mestre em Biofísica em fevereiro de 1976, iniciando em seguida um estágio nos Estados Unidos (precursor do atual “estágio sanduíche”), na University of Pennsylvania e Jefferson Medical College, onde aprendeu a técnica de controle de potencial de membrana celular (voltage-clamp), ainda inexistente no Brasil. Obteve o título de Doutor em Ciências em fevereiro de 1980 pela UFRJ, tendo como orientador o professor Leopoldo de Meis. Fez estágio de pós-doutoramento na University of Leicester, Inglaterra, de setembro de 1992 a setembro de 1993, onde recebeu o título de Honorary Research Fellow e trabalhou com técnica de patch clamp (uma tradução livre desse termo seria controle de fragmento, que não faria sentido para leigos e nem entendida por especialistas, razão pela qual é mantido o termo em inglês), uma modalidade muito mais refinada e poderosa do já citado voltage clamp, e até então inédita no Brasil.

Carreira Profissional

Iniciou sua carreira como Professor Colaborador do Instituto de Biofísica em junho de 1975, ainda como mestrando, tendo pedido desligamento para fazer o estágio nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil e a Belo Horizonte, quando assumiu em outubro de 1977 o cargo de Professor Colaborador no Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. Em 1980 assumiu por concurso público o cargo de Professor Adjunto no departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, onde iniciou um trabalho pioneiro no Brasil de estudo de mecanismos de ação de neurotoxinas de animais brasileiros, utilizando métodos eletrofisiológicos (principalmente as citadas técnicas de voltage clamp patch clamp). Assumiu, também por concurso público em 1990, o cargo de Professor Titular desse departamento, onde atuou até sua aposentadoria em setembro de 2016. Atualmente é professor voluntário da UFMG, atuando no Mestrado Profissional de Ensino de Biologia – ProfBio.

Cargos Acadêmicos

Foi sub-coordenador do Programa de Bioquímica e Imunologia por vários mandatos, tendo assumido a Coordenação desse programa de 1993 a 1997.

Foi Pró-reitor de Pesquisa da UFMG de março de 1998 a março de 2002. Na sua gestão foi feita a estruturação de um órgão recém criado (CT&IT) como um escritório de apoio a pedidos de patentes, bem como promotor de inovação e colaboração científica e tecnológica com

entidades da sociedade. Liderou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), destinado à promoção de estudos que não se limitassem aos limites departamentais e disciplinares, do qual foi seu primeiro presidente. Deixou como legado a proposta, aprovada ao fim da sua gestão pelo Conselho Universitário, da criação em terreno da UFMG de um Parque Tecnológico – proposta esta que deu origem ao atual BH-Tec.

Liderou a criação em 2002 do Programa de Pós-graduação em Bioinformática, do qual foi seu primeiro coordenador (de dezembro de 2002 a abril de 2005), o primeiro programa de pós-graduação da UFMG que rompia as barreiras burocráticas entre departamentos e entre unidades.

Foi chefe do Departamento de Bioquímica e Imunologia de abril de 2005 a abril de 2009.

Exerceu a presidência do Conselho Curador da Fapemig de 2010 até fevereiro de 2011, quando pediu demissão para assumir a Diretoria do CNPq.

Foi Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, de fevereiro de 2011 a agosto de 2013, tendo retornado posteriormente como Diretor de Cooperação Institucional em junho de 2014 a maio de 2015.

Foi Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig de junho de 2015 a abril de 2020, quando assumiu interinamente a presidência. Foi designado presidente da Fapemig em junho de 2020, tendo concluído seu mandato em novembro de 2023.

Publicações

Suas publicações foram dirigidas a diferentes públicos, dependendo do tema. As publicações contendo avanços do conhecimento científico foram feitas em inglês, linguagem universal da ciência, permitindo o acesso a esse conhecimento a todos os especialistas do mundo. Publicações relativas a Educação, a Políticas Científicas e de divulgação científica foram feitas em português.

Atuação em Conselhos e Sociedades Científicas

Participou como conferencista convidado em vários congressos nacionais e internacionais.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), de 1994 a 1996, quando se iniciou a aproximação dos biofísicos brasileiros com biofísicos do Cone Sul.

Foi presidente da Sociedade da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008), quando foi realizado no Brasil o Congresso internacional de International Union of Biochemistrya and Molecular Biology (IUBMB), em 2007.

Participou de diversas diretorias e conselhos da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira de Toxinologia (SBTx), da qual foi um dos fundadores. Participou por dois mandatos do Conselho Deliberativo da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

É membro do corpo editorial da revista internacional Research Integrity and Peer Review.

Participa ou participou como representante da comunidade científica de várias comissões ligadas a Educação, Ciência e Tecnologia, como Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho Consultivo da FINEP, Comitê Gestor do CTInfra, Comissão de Coordenação do PRONEX e Comissão Coordenadora da elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020.

Foi um dos idealizadores ProfBio – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, um mestrado em rede de abrangência nacional, coordenado pela UFMG, dirigido exclusivamente a professores em atividade no Ensino Médio e buscando alternativas inovadoras para o ensino de ciências. Atualmente é orientador e membro do seu Comitê Gestor.

Honrarias

2023 – Doutor Honoris Causa, Universidade Estadual de Montes Claros.

2023 – Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, Ordem Nacional do Mérito Científico.

2023 – Medalha Carlos Chagas, Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública.

2022 – Medalha Alferes Tiradentes, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

2019 – Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica, Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

2012 – Medalha “Centenário da Faculdade de Medicina da UFMG”, Universidade Federal de Minas Gerais.

2012 – 12o Prêmio FUNDEP – Área Transdisciplinar, Fundação de Amparo a Pesquisa da UFMG.

2010 – Medalha de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais.

2007 – Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Ministério da Ciência e Tecnologia.

2004 – Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.

1999 – Prêmio Santos Dumont – Classe Prata, Governo do Estado de Minas Gerais.

1998 – Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.

1995 – Professor Homenageado, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais.

1992 – Professor Homenageado, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1992 – Paraninfo da Turma de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1990 – Professor Homenageado, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1989 – Professor Homenageado, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1988 – Paraninfo da Turma de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1985 – Paraninfo da Turma de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

1984 – Professor Homenageado, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

Cadeira 34

Patrono
Thomaz Gonzaga (1744–1810)
Fundador
Mendes de Oliveira (1879–1918)
1º Sucessor
Noraldino Lima (1885–1951)
2º Sucessor
Nilo Aparecida (1914–1974)
3º Sucessor
Juscelino Kubistschek (1902–1976)
4º Sucessor
Affonso Arinos (1905–1990)
5º Sucessor
Gerson de Britto Boson (1914–2001)
6º Sucessor
Orlando Vaz Filho (1935)