Vera Lúcia Oliveira apresentou, em 2017, ainda tão perto e tão em nós humanizado, “O beijo da mãe” e outros ensaios de “Literatura & Psicanálise”, pela Thesaurus. Com quase duzentas páginas, acrescenta à nossa literatura e biblioteca um belo conteúdo. Não é só percorrer o texto e tomar conhecimento de fatos e personagens. Até porque alguns deles já foram dissecados por quem tem efetiva competência e interesse pelos focalizados e pela verdade em sua inteireza, se possível.
O que quero dizer se explica e se justifica pelo pensamento inicial que é de Schopenhauer, em “O mundo como vontade e como representação”: “O poder da verdade é inacreditavelmente grande e de duração indizível. Encontramos seus frequentes vestígios em todos os dogmas, mesmo os mais absurdos e bizarros, de diferentes épocas e países, muitas vezes até mesmo em companhia estanha, em mistura esquisita, no entanto, reconhecível. Ela pode ser comparada a uma planta que germina sob um amontoado de pedras e, não obstante, emerge para a luz, desenvolvendo a si mesma por desvios e curvas, desfigurando-se, empalidecida, mas alcançando luz”.
Com exatamente uma dúzia de textos, Vera Lúcia focaliza os fatos e procura encontrar a verdade, que são muitas, pesquisadas tenazmente pelos pioneiros da psicanálise, a que se disponibilizou material abundante na literatura. Assim, a autora recorre para seu excelente trabalho a Mário de Andrade, Marcel Proust, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Flaubert, com personagens suficientemente conhecidos ou algum outro qualquer, como o que recebeu o nome de Roberto Carlos Ramos, protagonista do filme brasileiro “O contador de histórias”, de Luiz Vilaça.
No caso do último citado, tem-se uma visão de Donald W. Winnicott do adolescente com treze anos de idade, que se deitou, em posição fetal, numa linha de trem para matar-se, e quedou esperando. Mas a morte passou ao lado.
Um outro filme focalizado ”Augustine”, à primeira vista apenas o caso da moça pobre de 19 anos, que trabalha como doméstica em uma residência burguesa em Paris, em 1885. Na cozinha, vê os caranguejos se debatendo na fervura e, no momento em que serve os comensais à mesa, sofre um ataque histérico. Ela puxa a toalha, levando o jantar e tudo o mais que ali havia. Augustine é transportada ao hospital La Salpetrière, onde é internada, sob cuidados do doutor Charcot, já famoso. Por sinal, ele mostra a macaca de estimação Zibidie, doação de D. Pedro II, seu paciente e amigo e de quem, assinará o atestado de óbito em 1891, na capital francesa. Muitas emoções.
O último capítulo conta a via crucis de um doente de nervos, que mexeu com a tranquilidade de muita gente, principalmente depois que se tornou público o seu livro “Memórias de um doente dos nervos”, publicado em 1903, traduzido no Brasil pela psicanalista Marilene Carone. Era um cidadão comum, filho de uma família burguesa protestante, pai exigente e fruto de um ambiente cultural de muita disciplina; um drama pessoal e familiar, que vai parar com Freud. A descrição de Vera Lúcia de Oliveira é perfeita. Como, aliás, tudo o que mais se insere neste volume, com louvor. Quem ler, confirmará. A apresentação é de Frederico Lucena de Menezes, médico-psiquiatra, terapeuta e escritor.
Por Manoel Hygino dos Santos, 1° tesoureiro da Academia Mineira de Letras, ocupa a cadeira nº 23