É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Orlando de Oliveira Vaz Filho, ocupante da Cadeira 34 da Academia Mineira de Letras (AML) por mais de 20 anos. O velório ocorre na sede da AML, neste sábado (09/12), das 13h às 16h. O sepultamento ocorre às 17h do mesmo dia no cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

Nascido em Belo Horizonte em 29 de agosto de 1935, Orlando deixa esposa, dois filhos e um vasto legado como escritor, advogado, gestor público e professor. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1963), foi secretário de Educação de Belo Horizonte, deputado estadual, presidente da Hidrominas e diretor geral da Casa do Brasil na Cidade Internacional da Universidade de Paris.

O presidente da Academia Mineira de letras, professor Jacyntho Lins Brandão, lamentou o falecimento de Orlando Vaz: “Orlando tinha um grande compromisso com a Educação. Como secretário municipal, em Belo Horizonte, inaugurou várias escolas, além de haver lecionado por muitos anos. Sua atuação como advogado também foi notável e será lembrada por todos”.

Entre inúmeros estudos, pesquisas, artigos, monografias e livros, Orlando deixa obras como “Otávio Mangabeira, trajetória de uma consciência”, “Entre o Saara e a Europa”, “Pedro Aleixo: um nome na história” e “Visão Política da Educação”.