A emoção da descoberta de nossas origens latinas. Discorrer sobre Roma não é tarefa que possa aproximar-se de uma impressão sobre uma paisagem turística qualquer. Roma está neste mundo, é verdade, mas, além da Roma física, que nos atrai e nos enternece, estão em sua sombra, eternamente, os nomes, as espadas e o sangue de heróis, de cristãos, de inimigos, dos martírios e também de seus defensores, de seus césares e dos papas. Quanto a estes, as edificações e as reconstruções da cidade ou de monumentos se fizeram pela energia de pontífices e imperadores e pela fé avassaladora dos romanos, esta reinante antes e depois dos suplícios a eles infligidos.

Enfrentaram os romanos episódios sangrentos, de apossamentos, apresamentos, violações de toda ordem, destruição. Por isso o epíteto, talvez mais um triunfo, da chancela que a humanidade lhe transmitiu de Cidade Eterna, se deveu à resistência heroica e à determinação dos romanos, porque Roma pode ter sido derrotada, mas jamais conquistada. Não fossem apenas os bárbaros que a invadiram e a depredaram já passados quinhentos anos, os franceses da revolução, isto é, a França no apogeu do iluminismo, enviou exércitos a Roma sob o mando de Napoleão, que passaram à história como grandes responsáveis pela destruição da cidade, pela rapinagem de monumentos e exemplares artísticos mais valiosos, sobrando ainda a deposição do papa Pio VI, obrigando-o a exilar-se. É o que nos revela Paul Louis Courier, o maior escritor de seu tempo, segundo afiança o romanófilo, o historiador, o diplomata, o tribuno, o acadêmico Afonso Arinos. A sempre lembrada estátua de Pasquino, aquele resto de estátua grega, onde o povo, em papeletas, se comunicava em ironias e protestos, gravou, por ocasiões como esta, o registro que ilustrava bem o momento vivido pela pobre Roma, desvalida e submetida aos caprichos e desvarios dos invasores. À pergunta se os franceses eram todos ladrões, respondia Pasquino: Tutti non, ma buona parte! Episódio histórico trágico, que lembra o ânimo duvidoso da França de então para com Roma, é ilustrado também pelo pedido que o papa Gregório VII, aliado de França, encaminhou ao normando Duque Robert Guiscard, para que enfrentasse os invasores de Roma, em 1.084, comandados pelo vingativo e inescrupuloso imperador germânico Henrique IV. Porém, em nome desta defesa, ou dela se valendo, os combatentes de Guiscard causaram à cidade extensas depredações, fartando-se em saques e violências de toda a ordem, inclusive contra a população civil. Esta devastação custou a Roma cem anos de reconstruções. Por tantos momentos de horrores e de sangue, sobreviveu a Roma, por todos os séculos, o aguerrido espírito de refazêla e a certeza da vitória que, a par da audácia de seus habitantes, certamente encorajados pelo sopro de Deus, fizeram de Roma um insuperável museu a céu aberto, e para percorrê-lo e senti-lo, é preciso algo de sensibilidade e algo da graça. Visitar Roma é privilégio, e muitos de seus hóspedes ainda não se aperceberam disto. Roma é cidade das virtudes, e é por isso que mereceu de Cícero a afirmativa definitiva de que a antiga Roma, e acrescento eu, tanto quanto a atual, continua primando como “Rainha das Cidades, Ornamento do Universo, Asilo Comum das Nações”. Ou ainda, no eloqüente juízo de nosso notável patrício Alceu Amoroso Lima, o cotejo entre Roma e Paris deságua naquele também amoroso conceito, pelo qual Paris, como a capital feminina da civilização humana, e Roma, por ser a capital masculina, representam a síntese urbana do humanismo universal. Outros nomes seculares também adornam a história daquela irrequieta Roma, como a do jesuíta Vieira, que em palavra curta já nos dizia no séc. XVII que “Mais gosto de ver em Roma as ruínas e desenganos do que foi, que a vaidade e variedade do que é”, escrita em período em que as mazelas da cidade ou de seus governadores exibiam uma Roma mundana; o incontestável Montesquieu, no séc. XVIII, ilustra uma viagem a Roma como estava certo de que todos os que lá fossem ter encontravam a sua Pátria. Enfim, conhecer esta cidade que todo o mundo aprendeu a amar, além das avenidas e dos grandes espaços, e percorrê-la em suas ruelas, suas pontes, suas vielas, e senti-la em suas fontes e seus subterrâneos não é só ilustração, mas compõe o amoroso e inesquecível espetáculo romano.

A história romana, desde a realeza, desperta tanto interesse e tanta sedução que seus admiradores podem transmitir grau de exaltação aparentemente superior à nossa ufania por onde nascemos, crescemos e vivemos. Porém, o grande porque imortal Afonso Arinos, que nos legou a mais encantadora e amorosa história de Roma, é que nos diz: “Roma somos todos nós, latinos e cristãos. Pela sua amplitude imaterial, ela é a única cidade que não desnacionaliza a quem com ela se identifica, porque, como a casa referida no Evangelho, tem muitas moradas.”

A sensação que invade os amantes de Roma em Roma, é preciso dizer, alcança a fantasia de o observador se integrar à cena que presencia, e, de tal modo é provocado por diálogo que se estabelece entre o visitante e os imaginários acontecimentos pretéritos no interior riquíssimo das igrejas ou no encantamento dos palácios ricos de estilo, ou entre ruínas iluminadas, que sobrevém ao espírito a impressão fantástica de ali estar também como personagem. É momento de alta transcendência e de deslumbramento. Roma é capaz destas operações metafísicas, de tornar o viajante partícipe de sua história, que se sucede, também, nos cenários populares das vias, das viales, das piazzetas e dos vicolos, elementos urbanos susceptíveis de produzir tal magia. O dia, em Roma, tanto quanto a noite, foi, é, e será sempre, hora para as penitências como para as alegrias, de reserva e compulsão como de júbilo ruidoso, como é do sangue de sua gente. O respeito e o prazer são garantias que a história da cidade outorgou aos nacionais, particularidades estas abonadas pelos seus hóspedes, consignadas nas impressões de ilustres viajantes da Europa e do ocidente.

Com este rápido porém necessário preâmbulo, a primeira dificuldade que encontramos neste vasto e inesgotável tema é por onde começar. O tema romano-histórico, tal qual a história de Roma, nos apresenta várias entradas, tantas quanto são as entradas da cidade. Por isto, recomendo que iniciemos este passeio sentimental por aquele vasto território de ruínas e de maravilhas, com o percurso pela sempre lembrada porque primitiva Via Appia. Aquele rude roteiro de pedras que falam, dizem-nos elas da passagem de São Paulo por aquelas lages, e também do apóstolo Pedro, este tentando livrar-se do martírio e, então, interrompido por Cristo, e a ele indagando Pedro aonde ia, respondeu-lhe a veneranda visão que se apresentava para sacrificar-se novamente. E guarnecendo aquele caminho, como se o local pudesse purgar as suas penas, sucedemse ali numerosos sarcófagos de pagãos. Roma é lição ou lembrança constante para seus visitantes da precariedade da vida e da responsabilidade de cada um de nós na travessia para a eternidade.

A lembrança da primitiva e comovente Via Appia se soma a outras 42 portas da cidade, verdadeiros bastiões na vigilância por uma Roma segura, mas insuficientes para evitar o trânsito de hordas e pessoas comuns, de exércitos triunfantes e suas presas, de bárbaros e mercenários. Outra entrada, igualmente pontilhada de acontecimentos, é a Porta del Popolo, antiga Flaminia, que arremessa à Piazza del Popolo o viajante ávido da história sagrada daquela comuna. Aquele belo espaço o recebe, o saúda e o enternece ao retribuir-lhe com o esplendor arquitetural e urbano concebido ultimamente por Valadier, que estendeu sua inspiração e gosto aos romanos e visitantes, com os admiráveis e repousantes jardins do Pincio. A Porta del Popolo, também chamada de Porta São Valentino na Idade Média, foi, originalmente, projetada por Michelangelo, por encomenda do papa Pio IV Médici, especialmente para registrar a entrada de Carlos V em Roma. Outra referência importante desta porta é a homenagem à rainha Cristina, da Suécia, vulto de grande influência na
cidade, mandada consignar na parte interna do monumento pelo papa Alexandre VII, porém, honra, a meu ver, imerecida, pois aquela majestade costumava possuir-se de momentos de desvario, como foi a decretação da morte com requintes de apavorante crueldade, a título de represália ou castigo, de um integrante de sua comitiva quando de viagem a Paris, que supostamente o havia traído. Outras travessuras desta sueca foram registradas em Paris e Roma, cidades em que morou após a abdicação dotrono sueco.

Atravessaram esta porta as maiores personalidades do mundo de então, atraídos pela Roma sedutora, faceira, instigante, que buscavam a cidade já como centro esplêndido do humanismo e das ciências, tal como se deu, entre outras, com Galileu, Rousseau, Montesquieu, Montaigne, Rabelais, Stendhal, Goethe, Chateaubriand, que amaram Roma perdidamente, cada um à sua maneira, mas, sempre, antes, como artistas, e não como sábios, nos adverte Afonso Arinos. Esta porta, igualmente, impedia entrassem na velha urbe forasteiros não credenciados ou menos abonados que desejavam sentir os perfumes daquela terra. Continuamos, no plano físico, a admirar outras portas que nos adentram à Cidade Eterna. Insisto, ainda, na Roma física, porque o deslumbramento e as surpresas agradáveis e constantes de monumentos, do casario naquele tom de amarelo queimado, como quiseram os moradores, e das ruelas, das piazzetas e dos vicolos, como diz o romano para as pequenas praças e para os becos, alteiam-se a quaisquer visões, e por elas alcançamos nossos imaginários.

Outra significativa porta na história da cidade é a Porta Capena, que assinalava então o início da Via Appia. Referência valiosa deste monumento é que por ela passou São Paulo, e por ela também cruzavam os triunfadores a exibirem a vitória, com ela obtendo do povo o Decreto do Triunfo. Porta de real importância para os antigos romanos é a Porta Maggiore, nominada também Prenestina, erigida por Cláudio, um dos mais ferozes imperadores. De grande proporção, representou construção estratégica para o desenvolvimento da cidade porque sobre seus arcos corria água para o abastecimento da urbe. Na velha Roma integrava o Aqueduto de Acqua Claudia, contando então 63 kms. de extensão.

Menciona-se por sua influência na história de Roma a Porta Pia, nome tomado de seu construtor, o papa Pio IV Medici. O conhecimento presencial deste monumento provoca a emoção ao saber-se, conforme registra a placa ali fixada, que ocorreram naquele local sangrentas lutas por ocasião da unificação italiana. Encontra-se em suas dependências internas o Museu dos Bersagliere, arma de especial importância nas hostilidades pela unidade do país.

A Porta Santo Espírito, que impressiona por sua dimensão, construída por Paulo III Farnese no início do séc. XVI, se alojou na muralha da Cidade Leonina para facilitar a entrada ao Vaticano. Esta iniciativa, acompanhada pelo pontífice com energia, deveu-se ao receio de uma ameaça previsível dos sarracenos, que, seiscentos anos antes, fizera enorme estrago na cidade. As preocupações do Vaticano quanto à sua proteção só se encerraram ao término da muralha que o circundava, numa extensão de seis quilômetros.

É apreciável, por suas particularidades arquitetônicas, a Porta de São Pancrácio. Reconcebida por Urbano VIII Barberini, o remodelador de Roma, é proveniente da original Porta Aurélia. Em face dos danos que lhe causaram as lutas em defesa da República, em 1849, com o encontro sanguinário de Garibaldi com os franceses, a edificação recebeu o desenho atual, das mãos de Virginio Vespignani.

Portas de menor expressão histórica, embora merecedoras de nossas homenagens pela arquitetura de cada uma, as quais o mundo apreciou e nós, seus visitantes, tanto admiramos, ainda se encontram mantidas, pois como todas as pedras que se acumulam naquele território chamado Roma, todas são assistentes, senão partícipes, dos fatos que construíram e animaram a Roma de séculos.

Junto às portas de Roma, as suas colinas, onde se assentam as construções mais antigas são, para o passeio que ora fazemos pela cidade, as referências topográficas e urbanas mais marcantes de sua história. Do cume de cada uma abre-se para o visitante o conjunto majestoso de suas edificações, de onde ressai, por sua reconhecida imponência, a cúpula da catedral de São Pedro, na majestosa praça a ele consagrada, e onde se encontram, ad saecula saeculorum, os santos restos de São Pedro, o inspirador daquele palácio de onde emanam, desde o Tratado de Latrão, os decretos da soberania vaticana. Está naquela “piazza” e em sua grandeza física e nos ajuntamentos cosmopolitas, o testemunho de Cristo e do Evangelho, pois foi concebida para que suas proporções acolhessem a cidade e o mundo. Este enunciado, contido nas bênçãos pontificais urbi et orbi, é, para nós católicos o garantidor da paz mundial, por vezes tão ameaçada.

Com este parêntese, voltemos às colinas, que se prestaram a sede dos acontecimentos de defesa e de consolidação da cidade. Alcançá-las não é cansativo, porque o caminho para elas é sempre aprazível pelas paisagens que vão se descortinando a cada passo.

Comecemos pela Colina do Palatino, onde se encontram os mais antigos monumentos da cidade, pois foi ela o embrião da Roma antiga, o núcleo primitivo, que projetou a urbe, e foi neste espaço sagrado para a história de Roma que dali emanou a evolução social e política da cidade, ainda sob o mando absoluto e precário da Monarquia, que exerceu-se de 753 a.C. a 510 a.C., quando então se proclamou a República de Roma, cedendo para o regime imperial em 30 a.C. No Palatino, enquanto deteve uma posição urbana de certo privilégio, visto que lá moraram vários imperadores, destacando-se Tibério, que ergueu para si a Casa de Tibério, suas reminiscências estão em suas ruínas, que não exibem o luxo e a magnificência do que houvera sido. Era daquela colina que repercutiam para a cidade baixa os editos e a tirania, qualidade esta que tisnou a maioria dos governos imperiais, muito embora tivessem construído edifícios monumentais, ensinado ao mundo de então artes e ofícios, expandido Roma e o Império e legado a todos o despertar da sensibilidade para o teatro, para a poesia, para as ciências e para os exercícios marciais. Muito influídos pela civilização grega, já cultivavam, os imperadores e sua corte, Heródoto, Homero e o romano Virgílio, mas, muitos deles não souberam valer-se de seu poder em benefício de sua gente ou de sua vida, sobrevindo-lhes, quase sempre, trágico final.

Esta colina possui vizinhança nobre e recheada de história. De um lado o Fórum Romano, espaço este que reedita, em suas ruínas, a vibrante história de Roma. De outro, o Circo Máximo, onde a plebe assistia a espetáculos esportivos, por vezes sangrentos, que o Estado lhe oferecia, além do trigo. Nas encostas do Palatino é destacável, em vista dos costumes da colina e da própria cidade, a chamada Rocha Tarpéia, onde se executavam os condenados pelo ato do arremesso sumário de todos eles do alto da pedra. O nome foi emprestado por Tarpéia, filha do defensor da colina, que o houvera traído em benefício dos sabinos, porém estes vieram a sacrificá-la.

Eis aí uma prova histórica irretorquível, com dois mil e quinhentos anos, a atestar que a traição jamais compensa. O Capitólio é uma segunda colina a aformosear a Roma de ontem e de hoje. Sua participação na história da cidade é de importância significativa. Lá instalou-se a autoridade de Roma como “caput mundi”. O conceito moderno da cidade é derivado da influência civil que os residentes imprimiram à colina.

Em homenagem à história, não se pode omitir o episódio dos gansos atentos, responsáveis pela salvação da colina quando da invasão dos celtas que, ao escalarem a colina, despertaram as aves, que grasnaram até despertar os moradores e soldados, então sucumbindo o contingente invasor.

Conheçamos agora a maior colina de Roma, a Colina do Quirinal, hoje a de maior importância, pois encontra-se lá instalado o extenso Palazzo del Quirinale, que acolhe o presidente da República e sua família como residência oficial, desde 1946. Anteriormente, servira de dependência de verão dos pontífices até 1870, destinando-se a residência real quando da unificação italiana. A edificação passou por várias intervenções que ampliaram a construção original e os jardins que a rodeiam. O nome deriva de uma iniciativa dos sabinos, que dedicaram o espaço ao deus Quirino. Outra corrente apresenta a versão, nada mais que uma lenda, de que no local teria falecido Rômulo, e sua ascensão o teria transformado no deus Quirino.

Do Quirinal, nossa próxima estação será a Colina do Viminal, batismo esse decorrente dos trabalhos artesanais em vime que ainda se fazem naquela região. É a menos extensa das colinas, situada entre o Palácio Quirinal e o Esquilino. Nela situa-se a estação ferroviária e o teatro da Ópera, este, aliás, por seu calendário anual de eventos, sob o impulso da gloriosa ópera, atrai um número incalculável do turismo cultural internacional.

Ocupemo-nos, agora, da Colina do Aventino, agradável recanto romano, em cujo cimo, no pitoresco Parco d’Arancio, entre laranjeiras e outras frutas, localiza-se um belo mirante, onde se oferece ao visitante um largo panorama da cidade. Este local, como aprazível e agradável, é demandado frequentemente para a composição de arranjos fotográficos, especialmente pelas noivas.

Nesta região situam-se exemplares apreciáveis de igrejas antigas e renascentistas. Junto a este atraente belvedere encontra-se a famosa Praça dos Cavaleiros de Malta, onde se localiza o convento dos membros daquela ordem, ornamentada de obeliscos e troféus militares. Não se pode omitir nesta “passeggiata” uma abertura curiosa na porta principal do convento que mostra, quando o olho dela se aproxima, o belíssimo e distante panorama da Basílica de São Pedro ostentando a pomposa cúpula de Maderno.

O Monte Esquilino é nossa próxima estação. A origem do nome atribui-se ao fato de os moradores das colinas que lhe são próximas, e que constituíam o maior número de sua população, haverem sido nominados como inquilini, e os moradores daquelas periferias esquilini, no sentido de suburbanos. Em seu nível mais elevado desponta-se o esplendor da Basílica de Santa Maria Maggiore, também notada como Liberiana, porque fundada pelo papa Libério, ou de Santa Maria della Neve, em razão da neve que a cobriu em pleno verão. Em seu interior encontra-se a célebre pintura referida como acheiropoiéton, isto é, pintada por mãos não humanas.

Por último, apreciemos agora o Monte Célio, uma pequena colina, nome supostamente derivado de Celius Vebena, que ali se estabelecera após o guerreiro etrusco haver salvo Roma dos sabinos invasores. Nos primeiros tempos era conhecido por “querquetulanos” (o nome decorre do latim, em vista da predominância dos carvalhos que se concentravam no local).

É a colina menos populosa de Roma. A igreja de Santo Stefano Rotondo encontra-se edificada na colina, em construção do século V. Inspirada na singular arquitetura da igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, adotou a planta circular.

Estas poucas linhas, representativas não mais que de um voo rápido sobre este vasto e valoroso território, em Mommsen, por sua História de Roma, substancial estudo sobre a cidade, destinou-lhe a Academia Sueca o reconhecimento por sua incomparável obra, recebendo daquela já venerável instituição o título de maior mestre vivo da arte da escrita histórica. Naquelas folhas acumulam-se milhares de apaixonantes páginas, responsáveis por arrebatarem, em 1902, o segundo Prêmio Nobel de literatura. Estas linhas de hoje, tão ligeiras, se sucedem apenas a pretexto de lembrar e enaltecer o conjunto cenográfico de Roma. São simples apontamentos que se sucedem, apenas, como um breve panorama do que nos oferece a Cidade Eterna. Mas não é só. É, ainda, um reconhecimento, uma homenagem e um cântico a que a ilustrada assembleia da Universidade Livre da AML se associa para louvar os bravos romanos que construíram ou soergueram a cidade tantas vezes castigada, destruída até pelos tremores daquela terra que tanto ensinou às civilizações. É uma pequena declaração de amor a Roma e ao que ela contém de passado material e palpável, de imaterial, de intrigante, de misterioso e de conspícuo. É a este chão que a humanidade, há dois mil anos, se curva com prazer e acerto como fonte de aprendizado humanístico e de apropriação da fé cristã, esta a essência de sua fundação, como a nós pregou aquele divino Mestre.

É a este concerto de monumentos e de memória, de tão rara emoção e beleza, que tanto engrandece aqueles homens notáveis que a fizeram, é que podemos definir como um espetáculo chamado Roma.

por José Maria Couto Moreira
Advogado. Texto publicado na Revista da Academia Mineira de Letras | Ano 92° – volume LXX – 2014