A Academia Mineira de Letras abriu inscrições para a Oficina de Aldravias, com os poetas Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal. Gratuito, o curso acontece na sede da AML, em Belo Horizonte, no dia 9 de novembro, em dois horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30. As inscrições estão ENCERRADAS!

  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A oficina é promovida pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), com sede na cidade de Mariana (MG), realizada mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A aldravia é uma nova forma poética, marcada por características minimalistas e sucintas. Criada em Mariana, expande-se, principalmente, pela internet e aponta uma via de saída para a poesia. O poema se constitui de até seis palavras-verso, de forma aleatória, porém preocupada com a produção de significado condensado, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. “A experiência de ler e produzir aldravias atua diretamente nos mecanismos de percepção e na capacidade de relatar, com linguagem sintética, sentimentos e aspectos da natureza e da vida”, descreve Andreia Donadon Leal.

Dividida em três partes, a oficina busca incentivar a leitura da poesia sintética no ambiente presencial e virtual, bem como sua produção e criação. O primeiro núcleo será composto por uma minipalestra com o poeta e doutor em Semiótica José Benedito Donadon Leal, sobre a história do gênero, incluindo a trova e o haicai, sua expansão no Brasil e na Europa, e a transmissão de videoaldravias. Na sequência, haverá leitura e análise de poemas. Por fim, os alunos irão produzir suas próprias aldravias, declamá-las e publicá-las no Facebook, sob a coordenação da poetisa e mestre em Estudos Literários Andreia Donadon Leal.

A oficina pretende colaborar ainda para aprimorar o interesse pela análise de textos sintéticos, além de ser uma ação pedagógica conjunta e interativa, que envolverá todos os interessados na arte literária.

 

Exemplos de aldravias

 

salto
de
cova
nascimento
do
artistaAndreia Donadon Leal
não
fazer
poesia
de
alma
vaziaGabriel Bicalho
minhas
porções
diárias
metonímias
de
mimJ. B. Donadon-Leal

sigo
cigano
em
busca
da
poesia

J S Ferreira

 

 

Sobre os coordenadores:

Andreia Donadon Leal nasceu em Itabira (MG) e reside em Mariana (MG). É licenciada em Letras, pós-graduada em Artes Visuais – Cultura e Criação e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como diretora de projetos culturais da Aldrava Letras e Artes. Andreia é membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (Amulmig), membro benemérita da Academia Feminina Mineira de Letras e presidente fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes Brasil (Alacib). É ainda membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural; colaboradora do jornal Linguagem Viva (São Paulo, SP) e cronista da Agência Brasileira de Notícias. Escreveu 15 livros de poesia, contos, crônicas, romance e literatura infantojuvenil. Em 2016, recebeu o Troféu Rio 2016, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro; venceu o Concurso Literário “Cidade de Manaus”, com o livro de ensaios “História da Literatura Aldravista”; e foi homenageada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

José Benedito Donadon Leal é poeta e ensaísta, doutor em Semiótica e Linguística pela Universidade de São Paulo, pós-doutor em Análise do Discurso pela UFMG e professor titular de Teoria da Comunicação e Semiótica da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro da Alacib, da Amulmig, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e membro honorário da Academia de Letras e Artes de Portugal. Escreveu 21 livros de poesia, contos e ensaios. Em 2012, recebeu a medalha de ouro da Academia de Mérito e Devoção Francesa, sob a égide da República Francesa, no Círculo Republicano de Paris.

 

 

 

SERVIÇO:

Oficinas de aldravias – com Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal

Inscrições: ENCERRADAS!

Curso: sexta, 9 de novembro

Horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30 (a mesma oficina será realizada em dois períodos).

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)

Mais informações: academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.