Um dos maiores especialistas da atualidade em Michael Foucalt fará palestra gratuita na sede da AML. O evento é uma parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa.

No dia 18 de julho, terça, às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) tem a honra de receber o renomado filósofo francês Frédéric Gros. Considerado um dos maiores especialistas da atualidade sobre a obra de Michel Foucault, Gros abordará os temas da Desobediência e da Liberdade.

“A liberdade sempre se expressa por um ato de desobediência? Para responder a esta pergunta, examinaremos quatro formas de obedecer: a submissão no âmbito de uma relação de forças; a subordinação no âmbito de uma relação de autoridade; o conformismo no âmbito do mimetismo social; e, por último, o consentimento, que pode pressupor a livre deliberação. Essas distinções nos permitirão colocar o problema da desobediência civil em pauta”, explica.

Bacharel pela École Normale Supérieure e doutor pela Université Paris-Est-Créteil-Val-de-Marne, Frédéric Gros é professor de filosofia na Université Paris-XII e de Pensamento Político no Institut d’Études Politiques de Paris. Escreveu: Michel Foucault, Foucault et la folieÉtats de violence : essai sur la fin de la guerre (Estados de violência: ensaio sobre o fim da guerra), Marcher, une philosophie (Andar, uma filosofia), Le Principe sécurité, Possédées Désobéir (Desobedecer).

Realizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa, o evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.

Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

****