O segundo módulo abordará de 13 de agosto a 03 dezembro, as viagens e literatura nas obras modernas e contemporâneas. Não é necessário ter feito o primeiro módulo para participação no segundo. As inscrições podem ser feitas até 9 de agosto, sexta-feira.

Estão abertas inscrições até 9 de agosto, sexta-feira, para o segundo módulo do curso “Encontro com os Clássicos – Viagens e Literatura”, ministrado pelo professor e presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão, que neste segundo momento se debruçará na análise de obras modernas e contemporâneas. O curso acontece de 13 de agosto a 31 de dezembro, no modo virtual (via zoom) ou presencial, no auditório da Academia Mineira de letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes). Não é preciso ter seguido o primeiro módulo para se inscrever no segundo, sendo a participação aberta a todos os interessados. As aulas poderão ser seguidas simultaneamente à distância, os vídeos ficando, em seguida, disponíveis para os inscritos. Mais informações sobre o curso e inscrições acesse o link: https://form.jotform.com/241996843164064.

A seleção das obras contempladas neste segundo módulo, em parte dialoga e continua temas explorados nos textos antigos e medievais, em parte envereda por experiências novas, em grande medida motivada pelas chamadas “grandes navegações” e pela conquista e colonização do continente americano.

Além de textos descritivos e laudatórios, destacam-se as utopias, as fantasias que permitem encontros radicais com o diferente, as experiências intimistas e místicas, além das andanças de protagonistas em busca de valores ou em fuga de dificuldades. Em resumo: se cada viagem rende uma história, cada história equivale a uma viagem.

O curso será ministrado pelo Prof. Jacyntho Lins Brandão, mas contará também com professores convidados, a saber: Cláudia Campos Soares, Luis Giffoni, Luiz Gustavo Leitão Vieira, Mônica de Azevedo Meyer, Myriam Ávila e Paulo Bernardo Vaz.

Confira o programa do 2º módulo do “Encontro com os Clássicos – viagens e literatura”

Data Obra
13/8 O novo mundo – Américo Vespúcio
20/8 Utopia – Thomas Morus
27/8 Lusíadas – Luis de Camões
3/9 O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes
10/9 Castelo interior ou moradas – Teresa de Ávila
17/9 Micromegas – Voltaire
24/9 Viagem à lua – Cyrano de Bergerac
1/10 O pastor das sombras – Luis Giffoni (por Luis Giffoni) 
8/10 Alice no país das maravilhas – Lewis Carroll (por Myriam Ávila)
15/10 Viagem ao redor do meu quarto – Xavier de Maistre
22/10 O eleito – Thomas Mann (por Paulo Bernardo Vaz)
29/10 O Quinze – Rachel de Queiroz (por Cláudia Campos Soares)
5/11 Grande sertão: veredas – João Guimarães Rosa (por Mônica Meyer)
12/11 A rainha Ginga – José Eduardo Agualusa
19/11 Leopardo-das-neves – Peter Matthiessen (por Luiz Gustavo L. Vieira)
26/11 Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves
3/12 A seguinte história: – Cees Nooteboom