A Academia Mineira de Letras realiza nesta quarta-feira (22), às 17h, a palestra “Nos 80 anos de Moacyr Scliar”, com Lyslei Nascimento, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, em homenagem aos oitenta anos do autor e médico gaúcho. A conferência faz parte do programa Universidade Livre.

Sob o título “A infância e o mundo miniaturizado em A Guerra no Bom Fim, de Moacyr Scliar”, a conferência de Lyslei Nascimento analisa o romance do autor, publicado em 1981. A obra encena os efeitos devastadores da guerra no imaginário de crianças no Bom Fim, o bairro judaico de Porto Alegre. A partir do ponto de vista da infância, o espaço de sonho e de fantasia, mas também de pesadelos e maus presságios, ele é configurado como “um pequeno país” que revela, em sua conformação, um mundo miniaturizado e brutalizado. Esse espaço regido pelo saber infantil, recriado por um narrador, em escala menor, deixa entrever não só a guerra e os seus personagens, mas as estratégias de construção da imaginação e do humor, em tempos sombrios.

Sobre a palestrante:

Lyslei Nascimento é professora de Literatura na Faculdade de Letras da UFMG. É mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade de São Paulo. Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e Coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG. Pesquisadora do CNPq e da Fapemig, publicou, entre outros títulos, Borges e outros rabinos, 2009, pela Editora da UFMG.

 

SERVIÇO:

Palestra “Nos 80 anos de Moacyr Scliar”, com Lyslei Nascimento

Data: 22 de março

Horário: 17 horas.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

academiamineiradeletras.org.br