Ministrado pelo professor e mestre em estudos linguísticos Ivan Capdeville Júnior, o curso é gratuito e voltado para escritores iniciantes ou experientes, com livros já publicados ou não. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto, sexta-feira

Para aprimorar a sensibilidade, a reflexão e a produção textual na esfera literária, a Academia Mineira de Letras lança a oficina “O processo da reescrita: interseções entre Retórica e Literatura”, destinada a escritores iniciantes ou experientes, com livros já publicados ou não. Ministrada pelo professor e mestre em estudos linguísticos Ivan Capdeville Junior, a oficina ocorre presencialmente na sede da AML, com transmissão simultânea pelo Zoom, entre 5 de agosto e 25 de novembro. As inscrições, já abertas, e podem ser feitas até 2 de agosto, quinta-feira, mediante preenchimento de formulário disponível no link: https://amlcursos.org/enrol/index.php?id=24. O curso possui 70 vagas.

A oficina integra o Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

Com o objetivo de aprimorar a capacidade de produção literária com base em princípios da Retórica, o professor Ivan Capdeville mescla reflexões linguísticas e literárias para promover o exercício da reescrita de textos elaborados, previamente ou durante as aulas, pelos participantes. Ao final, os participantes ganham uma visão geral dos recursos da Retórica aplicáveis à Literatura, tonando-se capazes de relacionar e discutir conceitos e técnicas úteis à produção textual, além de elaborar textos de diversos gêneros com melhor qualidade.

“O processo de produção de um livro envolve uma fase bastante delicada, na qual escritores trabalham com uma técnica apurada para conferir caráter literário a textos surgidos a partir da inspiração inicial. Chama-se ‘reescrita’ a esse momento. Não basta ler e reler períodos e capítulos, substituindo uma e outra palavra ou expressão para definir a forma definitiva da obra. Cabe a quem almeja valorizar a própria produção e maior permanência de um legado literário uma formação básica e um planejamento da atividade de reescrita”, explica o professor Ivan Capdeville, criador da oficina.

Segundo Capdeville, são três os pontos principais para planejar a reescrita: refinar a sensibilidade para perceber onde se mostra possível melhorar a expressão; ponderar alternativas, inclusive inspirando-se em reflexões de autores consagrados sobre a arte de escrever; e trabalhar de modo dirigido para encontrar soluções que respeitem o próprio estilo, intenções e valores de quem escreve.

“A Retórica cultiva o indivíduo na arte da palavra, cujos princípios, aplicados à escrita, resultam em textos bem elaborados, com qualidade estética, e em discursos eficazes. Por sua vez, a Literatura permite uma compreensão sobre a realidade não alcançável por nenhuma outra forma de conhecimento. Juntas, transformam vidas e contribuem para um mundo melhor”, conclui.

Sobre Inscrições e Plataforma Zoom:

As inscrições, já abertas, podem ser feitas  até 2 de agosto, quinta-feira, mediante preenchimento de formulário disponível no link: https://amlcursos.org/enrol/index.php?id=24. O link direciona para a plataforma AML curso. Após o cadastro ou login na plataforma Amlcurso o aluno receberá um e-mail de confirmação de cadastro e consequente confirmação de cadastro. Após a confirmação, o aluno será redirecionado para o formulário de inscrição no curso. O link da aula (Zoom) será enviado automaticamente aos inscritos nos dias dos encontros.

Sobre Ivan Capdeville Junior:

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG; redator-revisor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica; especialista em formação de executivos para o mercado editorial pela CBL / FIA USP

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos, abrangendo cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão  alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.