O gênero policial é um dos mais populares da literatura, com a característica de prender o leitor do início ao fim em uma história instigante. A temática é abordada na palestra “A narrativa policial e as cidades do crime”, que acontece na Academia Mineira de Letras, no dia 31 de outubro, às 19h30. Quem vai abordar o assunto são os escritores Vera Carvalho Assumpção e Marcus Vinícius de Freitas sob coordenação da professora Lyslei Nascimento. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro “O olhar enigmático de Moacyr Scliar”, organizado por Lyslei Nascimento e Maria Zilda Cury (Quixote+Do Editoras Associadas).
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.
A escritora Vera Carvalho Assumpção criou um dos mais instigantes detetives da literatura brasileira contemporânea: Alyrio Cobra. Sua obra, com mais de uma dezena de títulos, tem São Paulo como cenário privilegiado. Já o escritor Marcos Vinícius de Freitas criou o detetive Romero Puntel e é em Belo Horizonte que vai investigar os crimes.
Tanto Vera Assumpção quanto Marcus Freitas elegem as cidades contemporâneas, seus vãos e desvãos, para um tipo de narrativa que põe em cena criminosos e transgressores atuando no espaço urbano, como numa espécie de ratoeira ou armadilha. Os leitores podem, com esses escritores, reconhecer ruas, praças, bairros, instituições, todas ficcionalizadas por histórias de crimes e contravenções.
Sobre os palestrantes:
Vera Carvalho Assumpção nasceu em São Paulo em 1957. Pioneira na publicação de livros virtuais é a criadora do detetive Alyrio Cobra. Tendo-o como protagonista, publicou Paisagens Noturnas, Rigor da Forma, Serpente Tatuada e Peças Fragilizadas, todos pela KBR. Pela KBR, publicou também Sacerdotisa, em 2010. Recebeu os prêmios “Gralha Azul” e “Guimaraes Rosa,” de contos. Está na coletânea Jogos Criminais II (Andros 2011) e Geração Sub-zero (Record, 2012). Participou de varias antologias de contos premiados e publicou livros infantojuvenis, entre eles Caldeirão de Raças (Editora Prumo, 2010).
Marcus Vinícius de Freitas nasceu em Belo Horizonte em 1959. Professor Titular de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG, possui vários livros publicados. É poeta, ensaísta e músico. Seu romance Peixe morto, publicado em 2008, ganhou o Prêmio Petrobrás Cultural, de 2007.
Lyslei Nascimento é Professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG. É coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. Publicou, entre outros títulos, Borges e outros rabinos (2009) e Despertar para a noite e outros ensaios sobre a Shoah (2018).
SERVIÇO:
Palestra “A narrativa policial e as cidades do crime”, com Vera Carvalho Assumpção e Marcus Vinícius de Freitas, coordenação da mesa: Lyslei Nascimento
Lançamento do livro “O olhar enigmático de Moacyr Scliar”, organizado por Lyslei Nascimento e Maria Zilda Cury (Quixote+Do Editoras Associadas).
Data: 31 de outubro
Horário da palestra: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.