A obra contém poemas, prosa poética, minicrônicas e microcontos em narrativas que desafiam o leitor a preencher lacunas, levantar hipóteses e recriar outras possibilidades de leitura e interpretação dos textos. O lançamento acontece no dia 20/05, segunda-feira, a partir das 19 horas, no auditório da AML, com apresentação pelo autor do livro Julizar Dantas e palestra sobre retórica e literatura pelo professor Ivan Capdeville Jr.
No dia 20 de maio, segunda-feira, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe o lançamento do livro “Todo prosa entre amigos diversos”, escrito pelo médico Julizar Dantas, participante de oficinas literárias da instituição. Na ocasião, o autor apresenta a obra, com leituras de trechos selecionados por ele, realizadas por colegas. Por sua vez, o professor Ivan Capdeville Jr – que assina o prefácio – ministra a palestra “O processo de Reescrita: Oficinas Retórica e Literatura”, explicando metodologia para aperfeiçoar textos. Haverá sessão de autógrafos do livro, que não estará à venda. Para receber um exemplar, no entanto, basta levar quaisquer livros, os quais serão doados a bibliotecas escolares de Nova Módica, cidade natal do escritor. O evento, que acontece no auditório da AML a partir das 19h30, terá abertura de portões 30 minutos antes.
Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra e lançamento acontecem no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
O livro “Todo prosa entre amigos diversos” resulta de uma coletânea de textos de Julizar Dantas, alguns premiados em diferentes concursos e outros trabalhados nas oficinas “Retórica e Literatura” ministradas na AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, para médicos escritores e pessoas interessadas em aperfeiçoar a escrita.
Inspirada na literatura minimalista, a obra contém poemas, prosa poética, minicrônicas e microcontos em narrativas que desafiam o leitor a preencher lacunas, levantar hipóteses e recriar outras possibilidades de leitura e interpretação dos textos. Os temas abordados vão desde a crítica da sociedade moderna à história da fundação da cidade de Nova Módica, terra natal do autor. O livro conta com prefácio do Professor Ivan Capdeville Junior e apresentações da Professora Maria da Graça Rios e do Jornalista José Gonçalves Cangussu.
Na ocasião, Julizar Dantas discorre sobre o processo de criação literária, a partir de seu envolvimento nas oficinas ofertadas pela AML. O professor Ivan Capdeville Jr, que ministrou a atividade, explica a metodologia para melhorar o texto, numa etapa da criação denominada “reescrita”. A atividade se volta para participantes das oficinas ministradas, bem como interessados no aperfeiçoamento da técnica de reescrita com base na Pedagogia Retórica. O encontro visa a acompanhar o desenvolvimento na seara literária, verificar produções lançadas e ouvir depoimentos sobre as oficinas, após algum tempo de sua realização.
Sobre Ivan Capdeville
Ivan Capdeville Junior é Mestre em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica, especialista em formação de Executivos para o Mercado Editorial pela CBL/FIA/USP e redator-revisor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de fundador do Instituto Grande Orador e da Academia Brasileira Virtual de Linguagens e Letras. Desde 2017, ministra oficinas literárias na AML.
Sobre Julizar Dantas
Julizar Dantas nasceu em Nova Módica-MG. À procura de um Belo Horizonte, estudou Medicina na UFMG. Médico cardiologista, mestre em Saúde Pública e produtor rural, aprendeu com Pablo Neruda que “escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com ponto final. No meio, você coloca as ideias”.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.