O escritor mineiro Afonso Henriques Neto, ocupante da cadeira nº27 da
Academia Mineira de Letras, é o convidado da AML para uma entrevista especial ao vivo. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, conversa com o autor sobre sua carreira literária e os dois mais recentes lançamentos. O público pode conferir no dia 28 de dezembro, às 19h, na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da AML no YouTube.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Durante a entrevista, o romance Os odiados do sol será discutido. Na história, o protagonista encontra personagens como a Comunicadora e o Ficcionista e participa de uma oficina literária com este último, o que abre espaço para intercalar contos e poemas ao longo do texto, estabelecendo e ampliando um diálogo metaficcional entre variados gêneros, ao mesmo tempo em que mistura fantasia e (ir)realidade num enredo cheio de surpresas e mistérios.

Outra obra abordada é Arthur Rimbaud – Antologia Poética. Lançada este ano, a antologia apresenta um panorama da obra rimbaudiana, reunindo 25 de seus poemas – inclusive algumas obras-primas já clássicas, como o “O barco bêbado” –, mais dois poemas do Álbum Zútico, quatro textos de Iluminações e dois textos de Uma temporada no inferno.

A edição bilíngue valoriza ainda mais as traduções do poeta Afonso Henriques Neto, que também comenta na apresentação do volume os desafios de traduzir Rimbaud. As notícias biográficas e as notas sobre os poemas traduzidos ajudam a contextualizar melhor a obra e os critérios de seleção para esta antologia, ampliando o alcance do livro e estimulando novas leituras deste poeta francês que é uma das figuras mais importantes e influentes da história da literatura mundial.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesia, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o escritor Afonso Henriques Neto:

Afonso Henriques Neto (cujo nome completo é Afonso Henriques de Guimaraens Neto), nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1944. É autor de Restos & estrelas & fraturas, Tudo nenhum, Abismo com violinos, Eles devem ter visto o caos, Cidade vertigem, Uma cerveja no dilúvio e Cantar de labirinto, entre outros livros de poesia. Publicou o livro de contos Relatos nas ruas de fúria e o romance Os odiados do sol. Publicou ainda o volume de traduções poéticas Fogo alto (Catulo, Villon, Blake, Rimbaud, Huidobro, Lorca e Ginsberg) e foi o organizador e tradutor do livro Antologia poética de Arthur Rimbaud. Membro da Academia Mineira de Letras, mora no Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO:

Rogério Faria Tavares entrevista Afonso Henriques Neto

Data: 28 de dezembro, às 19h

Acesso: https://bit.ly/aml-youtube

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br