20 escritores mineiros registram suas percepções sobre a pandemia, em contos que abordam os sentimentos, as vivências e as peculiaridades desse momento que já entrou para a História

Transformar em palavras o que o mundo inteiro viveu nos últimos dez meses foi a tarefa aceita por 20 escritores mineiros, convidados para expressar, em contos, o espírito de cada um deles durante o longo período de isolamento social. Assim nasceu o livro 20 Contos sobre a Pandemia de 2020, lançamento de novembro da Autêntica Editora, em parceria com a Academia Mineira de Letras.

Organizado pelo jornalista Rogério Faria Tavares, presidente da instituição, o volume reúne textos de autores como Ana Elisa Ribeiro, Carla Madeira, Cidinha da Silva, Cris Guerra, Eliana Cardoso, Frei Betto, Ivan Angelo, Luis Giffoni, Paula Pimenta e Jacques Fux, entre outros, que se dispuseram a escrever “a quente” sobre este que será lembrado como um dos acontecimentos mais marcantes do século XXI.

A intenção foi apresentar um painel composto por diferentes vozes literárias a respeito do tema, possibilitando, assim, o registro e a compreensão futura sobre o acontecimento. “A seleção dos nomes consagrou o princípio da diversidade, em toda a sua extensão. O time aqui reunido é absolutamente heterogêneo, abrigando representantes de gerações, origens, trajetórias e estilos bem distintos, providência capaz de dotar a coletânea de caráter abrangente, inclusivo e, por isso, democrático”, explica o organizador.

A coletânea tem ‘orelha’ assinada pelo jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves e é dedicada à memória de dois dos maiores contistas brasileiros, ambos falecidos em 2020: Rubem Fonseca e Sérgio Sant’Anna.

 

Lançamento:

O lançamento oficial de 20 Contos sobre a Pandemia de 2020 acontecerá na sede da Academia Mineira de
Letras, no dia 28 de novembro, das 10h às 14h. Sobre a Academia Mineira de Letras: Fundada em 1909, a Academia Mineira de Letras é um ativo centro de preservação, produção e divulgação das letras e das artes, e o lugar propício
para o debate e a reflexão sofisticada e complexa, livre de preconceitos de qualquer natureza. Guardiã de um acervo de mais de trinta mil ítens, entre livros raros, documentos e manuscritos, ela permanece sintonizada com o tempo em que vive, oferecendo ao público programação intensa, gratuita, variada e de qualidade, voltada para a promoção da Língua Portuguesa e da Literatura.

Saiba mais em: www.academiamineiradeletras.org.br

facebook.com/academiamineiradeletras
instagram.com/amletras

SERVIÇO
Lançamento 20 contos sobre a Pandemia
Data: 28 de novembro
Horário: 10h às 14h
Local: Academia Mineira de Letras
Rua da Bahia, 1466, Lourdes
Belo Horizonte, MG

O evento seguirá todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades e pela Organização Mundial da Saúde.