Nesta sexta-feira (7), às 19h30, a Academia Mineira de Letras abre o 3° Ciclo de Conferências sobre a História da Mídia em Minas, com uma palestra sobre o jornal Vossa Senhoria, de Divinópolis, com a participação de Milton Nogueira e Leida Reis. O primeiro e segundo ciclos aconteceram em 2014 e 2015, respectivamente. Desta vez os eventos contemplam, ainda, os jornais Marco, da PUC-MG, no dia 28 de outubro, 50 anos do Suplemento Literário, dia 8 de novembro e o Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, no dia 26 de novembro.

O periódico Vossa Senhoria já foi o menor jornal do mundo, tendo entrado para o Guinness Book no ano 2000, com 3,5 x 2,5 cm. Ele foi criado em 1935 pelas mãos do gráfico e jornalista mineiro Leônidas Schwindt, que o lançou na cidade de Goiás Velho, para depois trazê-lo para Minas Gerais. O jornal chegou a ser censurado pelo estado de sítio em 1956 e parou de circular por muitos anos. A filha de Leônidas, Dolores Schwindt, retomou o projeto e foi responsável pelas edições até sua morte, em 2007.

Em agosto, ao completar 81 anos, o Vossa Senhoria voltou ao mercado no mesmo formato, agora sob a presidência do consultor ambiental  Milton Nogueira e edição da jornalista e escritora Leida Reis. O terceiro número desta nova fase será lançado na AML, na ocasião do evento.

 

SERVIÇO:

3° Ciclo de Conferências sobre a História da Mídia em Minas – Jornal Vossa Senhoria, por Milton Nogueira e Leida Reis.

Data: 07 de outubro.

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

 

Sobre os palestrantes:

milton-nogueira

Milton Nogueira é engenheiro especialista em sustentabilidade, trabalhou por décadas na ONU, em 62 países. Desde 2002 atua e promove temas das mudanças climáticas do planeta. É comentarista na Rádio Inconfidência e na CCTV (TV chinesa). Em 2013 se engajou no relançamento e produção do Vossa Senhoria. Tal como Neruda, define-se como “intrometido entre pássaros”.

leida-reis

Leida Reis é natural de Patrocínio, jornalista formada pela UFMG com 26 anos de experiência. Atuou nos jornais Diário do Comércio, Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia, no qual foi editora executiva. É também escritora, autora dos livros “A Invenção do Crime”, editora Record (2010), “Quando os Bandidos Ouvem Villa-Lobos”, editora Manduruvá (2012) e “O Livro de Cada Um” (2015), também pela editora Manduruvá. Foi curadora do 1º Festival Internacional de Literatura de Belo Horizonte (Fli-BH), realizado em 2015. É diretora de redação e editora do jornal Vossa Senhoria.