No dia 7 de maio, terça, está prevista oficina sobre Introdução à Escrita de Romance Histórico e bate-papo com a escritora portuguesa Cristina Drios. A programação é toda gratuita.
No dia 7 de maio, terça, na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Academia Mineira de Letras, em parceria com o Consulado de Portugal em Belo Horizonte e o apoio do Instituto Camões, preparou uma programação gratuita para marcar a data. Das 14h às 15h30 a lisboeta Cristina Drios ministra a Oficina Introdução à Escrita do Romance Histórico. Em seguida, das 16h às 17h, a escritora propõe um bate-papo com o público intitulado “Comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa: A Língua Portuguesa como herança”. Toda a programação é gratuita. Para a oficina é necessária inscrição prévia pelo link: InscriçãoOFICINA “Introdução à Escrita de Romance Histórico” – Formulários Google
Esta programação acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
Segundo Cristina Drios, “a proposta da oficina e do bate-papo é divulgar a literatura, a ficção e a história como modos e meios de considerarmos a língua, a memória e o passado, pessoais e coletivos, como nosso maior patrimônio, sem o conhecimento do qual não é possível entendermos o presente, nem projetar um futuro melhor”, diz.
Durante a oficina serão apresentadas aos participantes ferramentas teóricas básicas que permitem aprofundar conhecimentos e competências, propiciando o desenvolvimento independente da escrita. “Vamos passar pelo trabalho prévio à escrita, o da procura, seleção e organização das fontes, até à estruturação da narrativa e das personagens, a partir das particularidades do romance histórico”, comenta a escritora.
Sobre Cristina Drios
Cristina Drios nasceu em Lisboa em 1969 e é licenciada em Direito.
Em 2008 e 2009, frequentou os seminários STORY e GENRE do roteirista norte-americano Robert McKee. Fez residências literárias na International House of Writers and Translators de Ventspils, Letónia (2016 e 2019) e no Baltic Center for Writers and Translators, Visby, Suécia (2020). Foi a escritora portuguesa residente no festival FLIPOÇOS 2024, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O seu livro de contos Histórias Indianas (2012) venceu o Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre «Novo Autor, Primeiro Livro» da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto. Os Olhos de Tirésias (Ed. Teorema, LeYa, 2013), a sua estreia no romance, foi finalista do Prémio LeYa e Vencedor da Selecção Portuguesa da 27.ª Edição do Festival do Primeiro Romance de Chambéry. Tem vários contos publicados em jornais, revistas e antologias de que destaca o conto A Mãe que integra a antologia de contos O País Invisível do Centro Mário Cláudio. Adoração (Ed. Teorema, LeYa, 2016) é o seu segundo romance. A edição brasileira do romance Adoração foi publicada em 2023 na Coleção Atlânticos, pela Editora Pontes em parceria com a Cátedra de Literatura Portuguesa Fidelino Figueiredo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a DGLAB. Encontra-se, neste momento, a trabalhar em vários projetos, nomeadamente num novo romance histórico.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.