OBRA DE FRANZ KAFKA É REVISITADA EM MOSTRA QUE TEM COMO DESTAQUE O CLÁSSICO “A METAMORFOSE”

O simples movimento de levantar-se da cama torna-se uma difícil e angustiante tarefa para Gregor Samsa, pois acordou inesperadamente no corpo de um inseto gigante. Esta atmosfera de estranhamento e transformação, proposta por Franz Kafka, será recriada na exposição Um corpo estranho Centenário de publicação de A metamorfose, na AML, a partir do dia 1° de maio.

A mostra aborda a vida e obra de Kafka, autor tcheco que produziu textos desconcertantes, originais na temática e na forma, reconhecido como um dos criadores mais importantes na história da literatura. “A metamorfose” ganha uma sala especial inspirada no quarto de Gregor Samsa. Porém, serão relembrados outros livros como Carta ao pai, além de seus diários. Aspectos da vida conturbada do autor e de sua relação conflituosa com o pai também farão parte da exposição.

“Um corpo estranho” foi idealizado pela Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela organização social POIESIS. Em Belo Horizonte, a exposição acontece em parceria com a Academia Mineira de Letras, dentro do projeto Casa da Palavra, que é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CemigTELECOM e CBMM.

 

Ficha Técnica
Curadoria:
Reynaldo Damazio
Expografia: Ivanei Silva
Design gráfico: Ângela Kina
Coordenação de projeto: Carmem Beatriz de Paula Henrique
Realização em Belo Horizonte: Academia Mineira de Letras

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ABERTURA

Para a inauguração, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação especial. No dia 1° de maio, a AML abre excepcionalmente no domingo para visitas guiadas, das 9 às 19h.

No dia 2 de maio, às 19h30, o curador da exposição, Reynaldo Damazio, estará em Belo Horizonte especialmente para a palestra “Literatura e Dramaturgia – Kafka”. O escritor e gestor cultural aborda a vida e obra de Franz Kafka, além de detalhes do projeto curatorial da exposição “Um corpo estranho – Centenário de publicação de A metamorfose”. Em seguida, às 20h20, acontece um debate sobre expografia para projetos de literatura com o museólogo Ivanei Silva, responsável pela expografia da mostra.

 

SERVIÇO
Um corpo estranho Centenário de publicação de A metamorfose
Abertura e visita guiada:
1° de maio, das 9 às 19h.
Visitação: até 25 de junho, de terça a sábado, das 9 às 19h.
Palestra: 2 de maio
19h30 – Literatura e Dramaturgia – Kafka, com o curador Reynaldo Damazio
20h20 – Debate sobre expografia para projetos de literatura, com o museólogo Ivanei Silva.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Todos os eventos têm entrada gratuita.

 

Sobre os palestrantes

Reynaldo Damazio, curador da exposição “Um corpo estranho”, é editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. Formado em sociologia pela USP, com especialização em propaganda e marketing pela ESPM. Colaborador do Guia de Livros da “Folha de S. Paulo” e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas. Autor dos livros de poemas “Nu entre nuvens” (Ciência do Acidente), “Horas perplexas” (Editora 34) e “Com os dentes na esquina” (Dobra Editorial); e organizador, com Tarso de Melo, de “Literatura e Cidadania”, “Subúrbios da caneta” (Dobra Editorial), e “Outras ruminações”, com Tarso de Melo e Rua Proença, entre outros. Traduziu “Calvina” (SM Editora), de Carlo Frabetti.

Ivanei da Silva, responsável pela expografia da mostra, é museólogo pela Uni Rio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pela instituição.