Entre muitos feitos, o acadêmico da cadeira nº 20 da Academia Mineira de Letras, Hindemburgo Chateubriand Pereira-Diniz, foi responsável por fundar a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Em função dessa atuação, recebeu homenagem especial no Senado em dezembro de 2019.  A inciativa foi do senador Antonio Anastasia devido à ocasião dos 50 anos da ABDE, que congrega bancos de fomento de todo o Brasil.

Em seu discurso, Anastasia deu ênfase ao trabalho do acadêmico e seu importante papel no desenvolvimento do país: “não há homenagem mais justa e merecida do esta: o reconhecimento a um homem público que dou a sua vida na sua inteireza, sua inteligência, seu esforço, sua dedicação e uma energia tão extraordinária para o desenvolvimento, para o progresso e pelo interesse público de nosso País”.

Hindemburgo Chateubriand também se pronunciou e relembrou sobre a fundação e relevância da ABDE. “O Brasil seria um país muito mais atrasado se não fosse a Associação, que uniu o Sistema Nacional de Fomento de todas as regiões, contribuindo para a erradicação da pobreza”, acrescentou.

Além do homenageado e do senador, a mesa também foi composta pelo presidente da ABDE, Perpétuo Cajazeiras, vice-presidente da ABDE, Sérgio Gusmão Suchodolski, o 2º vice-presidente da Associação Ênio Mathias Ferreira (BB), os diretores Jeanette Halmenschlager Lontra (Badesul), Valdecir José de Souza Tose (Banco da Amazônia) e Rubens Rodrigues Filho (Bancoob).

Sobre Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz

O acadêmico é paraibano e formado em Direito pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro).  Foi assistente no Ministério da Viação e Obras Públicas, assistente jurídico e advogado da Central Elétrica de Furnas, Presidente da Fundação João Pinheiro, Diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee; Presidente da Associação Brasileira de Empresas do Nordeste e diretor-secretário do jornal Correio Braziliense, publicação do grupo Diários dos Associados.

 

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar 50 anos de atuação da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil.
Mesa:
2º vice-pesidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Ênio Mathias Ferreira;
diretora da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), Jeanette Halmenschlager Lontra;
fundador da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz;
presidente e requerente da sessão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Perpétuo Socorro Cajazeiras;
1º vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Sérgio Gusmão Suchodolski;
diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose;
diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e diretor de Controle Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Rubens Rodrigues Filho.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado