A Academia Mineira de Letras se associou à iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte e recebe as atividades relacionadas à literatura da 2ª Virada Cultural de BH. Talentos locais e diversas expressões artísticas ganham espaço na programação.

As atrações têm entrada gratuita. A lista de atividades foi composta a partir de seleção da Fundação Municipal de Cultura, além de convidados e projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Durante a Virada Cultural, o Café Poema vai funcionar com um cardápio de bebidas – sucos, vinhos, espumantes – e comidinhas – creme de abóbora, sanduíches e outras opções.

→ SÁBADO, 30 DE AGOSTO

De 19h à 0h | [doação de livros] Ponto de coleta de livros para o Projeto Livro de Graça na Praça

19h | [performance poética visual] Acadêmicos Mineiros com Efe Godoy e Giulia Puntel

19h | [intervenção poética] Acadêmicos Mineiros com alunos do curso de Intervenção Urbana do Instituto Libertas 

19h | [debate] Fome de Letra – O que quer a nova literatura feita em Minas? com José Eduardo Silva Gonçalves
Autores da cena literária de Minas refletem sobre questões como a existência ou não de uma linguagem narrativa com DNA mineiro, as perspectivas de ampliação dessa voz literária de Minas, a importância dos prêmios literários locais e as afinidades e rupturas com a forte tradição literária do Estado. Ao final do debate, os autores farão leituras de seus poemas e trechos de romances. Como autores convidados, estão o romancista Jacques Fux, ganhador do mais recente Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Autor Estreante, a poeta Mônica de Aquino, ganhadora do Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2013, e Gustavo Fechus, vencedor da mais recente edição do Prêmio Governo de Minas de Literatura, na categoria Jovem Escritor mineiro. A curadoria é do jornalista, editor e escritor José Eduardo Gonçalves.

20h | [espetáculo] Toda Palavra- AML : Filosofia de um Par de Botas, contos de Machado de Assis
Principal nome do realismo brasileiro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras será encenado pelos atores e contadores de histórias Cristina Barbosa, Pierre André e os músicos Babu Xavier e Wilton Santos.

22h | [performance]  Toda Palavra AML- Cidades Visíveis com João Diniz e Daniella Zupo
Apresentação de textos sons e imagens de oito cidades visitadas pelo arquiteto João Diniz, numa reflexão envolvendo o lado ambiental e humano destes locais bem como do ato de viajar, observar, fotografar e escrever sobre locais descobertos. João Diniz (textos, voz, sons, imagens), Daniella Zupo (voz), Renata da Matta e Bel Diniz (projeções).

23h | [poesia sonora] Verborragia Mínima com Makely Ka
O poeta propõe ao leitor-ouvinte uma nova forma de percepção do poema, utilizando técnicas de vocalização poética. Makely se apresenta acompanhado de um DJ.

0h | [apresentação] Toda Palavra AML Poesia Alphonsus de Guimarães com Xibil
A poesia do mineiro Alphonsus de Guimarães (1870-1921), patrono da Academia Mineira de Letras e um dos principais representantes do Movimento Simbolista no Brasil, interpretada pelo ator Marcelino Xibil Ramos.

→ DOMINGO, 31 DE AGOSTO

01h | Música e Haicai com Guilherme Hargreaves
O músico apresenta canções do seu repertório particular e poemas do seu recém lançado livro Diminuto.

08h às 16h30 | [doação de livros] Ponto de coleta de livros para o Projeto Livro de Graça na Praça 

09h às 16h30 | Exibição de entrevistas do projeto Sempre um Papo

9h às 10h | [contação de histórias] Sherazades do Sertão com Maria Célia Nunes
Cinco mulheres narram histórias interioranas tradicionais e criações literárias.

10h às 11h | Literatura contemporânea em Belo Horizonte com escritores da Editora Scriptum
Debate sobre o tema Criação, produção e recepção da literatura feita em BH nos últimos anos com os escritores Ana Martins Marques, Fabrício Marques e Carlos de Brito e Mello. Mediação de Manuel da Costa Pinto, jornalista da Folha de São Paulo e TV Cultura.

11h às 12h30 | [contação de histórias] Nas Últimas com Grupo Expresso Minino
Espetáculo de narração oral de contos da literatura escrita e da tradição oral do Brasil. Com muito humor, os integrantes do grupo – Olavo Romano, Ronaldo Simões Coelho, Hulda Matos, Rosana Mont’Alverne e Sandra Lane, com acompanhamento de Vilmar Oliveira na viola e no violão – narram histórias que focalizam os últimos momentos de vida de personagens pitorescos das Minas Gerais, falando, assim, das mais caras tradições mineiras: os velórios, visitas a moribundos e suas últimas lições de vida.

14h | Autores Mineiros na Virada com a participação de autores da Câmara Mineira do Livro

14h às 16h | Sementes da Poesia, projeto do Museu Nacional da Poesia
Um museu de asas abertas, um espaço para promover, divulgar e fruir poesia, um espaço orgânico que valoriza o poeta, o artista e seu trabalho sob todas as formas.

16h às 17h30 | Manifesto VER-DE-PAZ 

Clique aqui para ver a programação completa das atrações da 2ª Virada Cultural de BH que acontece na Praça da Estação, Praça da Liberdade, Parque Municipal, Sesc Palladium e diversos outros espaços da cidade.