O “Pensar edição, fazer livros” está com inscrições abertas para a sua próxima edição, que acontece dia 26 de maio, e envolve uma série de debates, oficina e conferência sobre edição, livros e o mercado editorial. O evento é realizado pela Editora Moinhos e pelo Grupo de Pesquisa em Escritas Profissionais e Processos de Edição, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A edição de 2018 acontece na Academia Mineira de Letras.

O evento faz parte do Programa Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A Academia integra o Circuito Liberdade. Todas as atividades serão gratuitas, mediante inscrição prévia.

Ana Elisa Ribeiro, do CEFET-MG, e Nathan Matos, da Editora Moinhos abrem o evento. Em seguida, acontece a oficina “TextuAÇÕES: nos avessos da criação, textos outros”, com as professoras Renata Alencar e Tailze Melo (PUC Minas), que propõem um exercício de criação literária ativado pelo contato com documentos de processo, selecionados de edições fac-símiles. Manuscritos, datiloscritos e outros documentos de criação compõem “páginas-paisagens” cuja exploração pode desencadear a emergência de outras vozes e textos. A proposta metodológica da oficina se apropria livremente de pressupostos conceituais da crítica de processo para configurar um jogo criativo, resultando em singulares textos ficcionais produzidos pelos participantes. A oficina acontece das 9 às 12 horas e são oferecidas 20 vagas.

A partir das 14 horas acontecerão três mesas-redondas: A primeira aborda “Espaços da literatura na imprensa mineira” e será composta pelos jornalistas Alex Bessas (Hoje em Dia), Carlos Andrei Siquara (O Tempo), Flávia Denise Magalhães (Revista Chama) e mediada por Cleber Araújo Cabral, pesquisador Posling/CEFET-MG. A segunda mesa discute o tema “Traduzindo e editando hoje” e terá a presença dos editores Gustavo Abreu, do Grupo Letramento; Maíra Nassif, da Relicário; e dos tradutores Sérgio Karam, doutorando da UFRGS, e Luciana Salazar Salgado, professora da UFSCar, que também mediará a sessão.

Concluindo os debates, a terceira mesa tratará de “Livrarias de rua, livrarias virtuais e outros modos de ser livreiro”, com Alencar Fráguas, livreiro e proprietário da Livraria Quixote; Alexandre Machado, editor da Miguilim e livreiro na Livraria da Rua; Welbert Belfort (Betinho), livreiro e proprietário da Livraria Scriptum; Daniel Bicalho, livreiro e proprietário da Boutique do Livro, em Divinópolis. A mediação será feita por Joubert Amaral, editor da Gulliver.

A palestra de encerramento terá início às 19 horas, abordando o tema “Para quem você faz livros? A Retratos da Leitura no Brasil e suas reverberações no mercado editorial”, e será ministrada por Fabíola Farias, doutora em Ciência da Informação pela UFMG, coordenadora da rede de bibliotecas públicas municipais e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Uma feira de livros vai acontecer no espaço da Academia, com publicações feitas por editoras independentes. O evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, AML, Editora Moinhos e Impressões de Minas.

 

SERVIÇO:

“PENSAR EDIÇÃO, FAZER LIVRO”

Data: 26 de maio

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG)

Inscrições

Oficinas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexOA_FV_a_mNKwAn-krI6xk4Cm6ANUpTBpKfj7-5iQ_lilRQ/viewform?usp=sf_link

Mesas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfF1__yq9CCRPJaL2jJemuoW7ZedxdJklYMQu1dSUKI7lifYA/viewform?usp=sf_link

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  • Abertura: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Nathan Matos (Moinhos)
  • 09h às 12h | Oficina: “TextuAÇÕES: nos avessos da criação, textos outros” | 20 vagas
  • 14h às 15h20 | MESA 1 – Espaços da literatura na imprensa mineira
  • 15h30 às 16h50 | MESA 2 – Traduzindo e editando hoje
  • 17h às 18h20 | MESA 3 – Livrarias de rua, livrarias virtuais e outros modos de ser livreiro
  • 19h | Palestra de encerramento: Para quem você faz livros? A Retratos da Leitura no Brasil e suas reverberações no mercado editorial