O mineiro tem expressões únicas, usadas no dia a dia, mas que nem todo mundo sabe de suas origens. Para explicar algumas delas, a Academia Mineira de Letras realiza a palestra on-line “A cultura mineira forjada no Ciclo do Ouro”, com o escritor e presidente emérito da AML Olavo Romano. O vídeo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 16 de julho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A palestra irá contextualizar aspectos históricos de Minas, como foi urbana antes de ser rural, o Barroco, as vilas do ouro, a transposição das Tordesilhas e a herança cultural dos últimos séculos.

Pesquisador da fala e do jeito mineiro de ser, Olavo Romano vai destrinchar as origens de expressões bem conhecidas, como “santo do pau oco”, “gaveteiro”, “quinto dos infernos”, e ditos como “apontar pro céu dá verruga no dedo” ou “tomar banho aos sábados”.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Olavo Romano nasceu em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, na quase primavera de 1938. Formado em Direito, cursou mestrado em Administração, estudou Inglês, Planejamento Educacional, além de Modelo de Ajuda e Tecnologia Educacional. Militou na política estudantil e partidária, deu aula de Inglês no ensino médio e Administração na PUC-MG. Aprovado em concurso para perito criminal, exerceu vários cargos de administração superior e aposentou-se como Procurador do Estado.

Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Romano recebeu, dentre outras, as medalhas da Inconfidência, Santos Dumont e JK, todas em grau ouro; Tribunal de Justiça Militar, Corregedoria de Justiça do TJMG, Cidadania e Liberdade, Mérito Legislativo, Mérito Cultural, do Lions Clube; João Pinheiro e Almocafre, do IHGMG.    Com vinte livros publicados, é Presidente Emérito da Academia Mineira de Letras, que dirigiu entre 2013 e 2016.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “A cultura mineira forjada no Ciclo do Ouro”, com Olavo Romano

 Data: a partir de 16 de julho, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br