No dia 10 de novembro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com o escritor Cláudio Aguiar. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Cláudio Aguiar pretende abordar a vida e a obra de Josué Montello. Nascido em São Luís em 1917 e morto no Rio de Janeiro em 2006, Josué de Sousa Montello foi jornalista, professor, teatrólogo e escritor. Trabalhou como diretor da Biblioteca Nacional, do Museu da República e do Serviço Nacional de Teatro. Escreveu para a Revista Manchete e o Jornal do Brasil, além de trabalhar no governo do presidente Jucelino Kubitschek. Teve suas obras traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e sueco.

Utilizando como exemplos os romances “Largo do Desterro” e “Os tambores de São Luis”, Cláudio Aguiar propõe contar a trajetória do escritor maranhense, destacando a sua condição de contador de histórias, abrangendo os romances, as novelas, os textos infantis e infanto-juvenis e o teatro. Destaca as suas narrativas como obras voltadas para a epopeia maranhense, o veio fundamental de sua obra literária.

A palestra abrange os seguintes temas, descritos pelo conferencista: os primórdios e as histórias; Josué Montello, um contador de histórias; qualidade e quantidade na obra de Montello; esquecimento, memória, história e leitura; o fim do romance ou o eterno retorno; o romance como gênero aberto às inovações; a crítica em perigo;  epopeia ou saga?; o poético na prosa romanesca; o lugar do regional no âmbito do universal; o romancista como testemunha; o tempo como exemplo; o homem como exemplo; conclusão.

“Chamarei a atenção sobra a validade da obra de Montello, mostrando que o que falta no Brasil de hoje são leitores e uma política governamental propensa a estimular os jovens à leitura. Por falta do hábito da leitura no Brasil nossos escritores terminam não sendo lidos devidamente”, afirma Cláudio Aguiar.

 

Sobre o conferencista:

Romancista, dramaturgo e ensaísta, ​Cláudio Aguiar nasceu ​no Ceará ​em ​1944. Graduado pela Faculdade de Direito do Recife ​ e Doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha)​ foi Diretor Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (Recife). É membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Carioca de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Pertence ao PEN Clube do Brasil, do qual é seu atual presidente.

Ficou conhecido nacionalmente com a montagem de seu oratório dramático “Suplício de Frei Caneca” (Editora Civilização Brasileira, 1980) e, a seguir, com a publicação do romance “Caldeirão” (Livraria José Olympio Editora, 1982). É ganhador dos seguintes prêmios: Nacional José Olympio de Romance/1981 e Nacional de Literatura MEC/INL -1982, dentre vários outros.

É ​também ​autor de livros de ensaios sobre crítica literária, história e direito, entre os quais se destacam “Os Espanhóis no Brasil” (Tempo Brasileiro, 1992), “Franklin Távora e o seu tempo” (Academia Brasileira de Letras, 2ª ed., 2005) e “O Monóculo e o Caleidoscópio – Gilberto Freyre, escritor – Algumas Influências (Editora Massangana, 2009).

Sua obra literária ​consta​ de 30 livros publicados, entre os quais merece menção “A última noite de Kafka e outros dramas” (reunião de onze peças teatrais) publicado pela Academia Brasileira de Letras e Ibis Libris, em 2016.

 

SERVIÇO:

Palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com Cláudio Aguiar

Data: 10 de novembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.