No Biênio da Língua Portuguesa, período de valorização e promoção do idioma pátrio, a Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “Miguel Torga, um retrato”, com o professor Carlos Mendes de Sousa, no dia 6 de setembro, às 19h30. A conferência conta com material inédito: cartas dirigidas ao poeta e escritor português que nunca foram publicadas e serão reveladas pelo palestrante.

O evento acontece no âmbito do projeto Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. Copatrocínio da Cemig.

De acordo com o professor Carlos Mendes de Sousa, a palestra coloca em diálogo a visão dos outros com a visão de Miguel Torga sobre si mesmo. “Trata-se, enfim, de um retrato que vai além da imagem estereotipada e muito difundida do escritor difícil e afastado do mundo”, completa.

 

Sobre o palestrante

Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho. Dedica-se especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea.

Entre seus trabalhos estão os livros “O nascimento da música; A metáfora em Eugénio de Andrade”, 1992;  “Clarice Lispector. Figuras da escrita”, 2000 (Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores); “Clarice Lispector. Pinturas”, 2013;  Miguel Torga (1907-1995) (Introdução, cronologia, pesquisa e seleção), em 2007, 2ª edição da revista — Miguel Torga: o chão e o verbo,  2014.

Codirigiu o Projeto das Obras Completas de Eduardo Lourenço (F. C. Gulbenkian). Organizou nesta coleção o III volume Tempo e Poesia. Organizou a edição da Obra poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lisboa, Caminho, 2010. Dirigiu a coleção das obras desta autora, na editora Assírio & Alvim, Lisboa, a partir de 2013. Coordenou o volume Miguel Torga, écrivain universel, Paris, La Différence, 2009.

Diretor do Curso de Mestrado em Teoria da Literatura e Estudos Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (desde 2013 até ao presente). Integrante da Comissão Diretiva do Centro de Estudos Humanísticos. Coordenador do grupo de pesquisa PLP – Grupo de Poéticas em Língua Portuguesa (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho). Investigador responsável pelo projeto de investigação “Correspondências” (grupo PLP – CEHUM).

 

SERVIÇO:

Palestra “Miguel Torga, um retrato”, com Carlos Mendes de Sousa

Data: 6 de setembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.