No dia 11 de dezembro, a Academia Mineira de Letras promove uma mesa-redonda para relembrar a vida e obra do dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna. A partir das 19h30, com o tema “90 anos de Ariano Suassuna: olhares sobre a sua poesia”, o debate será conduzido pela professora doutora Ângela Vaz Leão, professora doutora Marcélia Guimarães Paiva e pela professora mestra Karina Calado.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A proposta da mesa-redonda busca apresentar tanto uma visão geral sobre a poesia de Ariano Suassuna quanto discorrer, de maneira mais específica, sobre três de suas iluminogravuras: “A Tigre Negra”, “A Acahuan – A Malhada da Onça” e “Dom”.  O termo “iluminogravura” foi concebido por Suassuna para batizar o gênero, também de sua criação, no qual integra poesia – na forma de soneto – e pintura. Popularmente, a obra teatral de Ariano Suassuna é muito conhecida. No entanto, o autor sempre enfatizou que a poesia é o aspecto mais importante de sua produção literária.

 

Sobre as conferencistas:

 

Ângela Vaz Leão

Professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); autora de vários livros; pesquisadora de literatura de língua portuguesa.

 

Marcélia Guimarães Paiva

Membro do Grupo de Pesquisa Versiprosa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); doutora em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa; pesquisadora de poesia brasileira.

 

Karina de Almeida Calado

Doutoranda em Literaturas de língua portuguesa, pela PUC Minas. Professora da rede estadual de ensino de Pernambuco.

 

SERVIÇO:

Mesa-redonda “90 anos de Ariano Suassuna: olhares sobre a sua poesia” – com Ângela Vaz Leão, Marcélia Guimarães Paiva e Karina Calado

Data: 11 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.