A Academia Mineira de Letras ​convida a escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti ​para participar do projeto O Autor na Academia​ de junho​. Conhecida por sua vasta obra no campo da literatura infanto-juvenil e vencedora de sete prêmios Jabuti, ela lança na ​AML ​seu mais recente trabalho, o livro de coletâneas ​Mais de 100 Histórias Maravilhosas​​, e ministra a conferência Palavras Ocultas​, na qual abordará a importância da literatura de contos de fadas. “A ideia é demonstrar como essas narrativas que nós acostumamos a considerar apenas ‘infantis’ e de pouco conteúdo, possuem múltiplos significados, e conteúdos ocultos adequados a qualquer idade; e como esses conteúdos são responsáveis pela sua permanência através de séculos”, afirma a autora.

Na ocasião, estará à venda seu livro Mais de 100 Histórias Maravilhosas, publicado pela Editora Global e que reúne, pela primeira vez, todos os contos maravilhosos escritos e ilustrados pela autora.

O projeto O Autor na Academia​ acontece em edições mensais e traz grandes nomes da literatura para discutir assuntos relativos ao universo das letras e da arte. O evento é uma realização da Academia Mineira de Letras e tem o apoio da Fiat​ para sua realização.

O Autor na Academia com Marina Colasanti
Quarta-feira, 10 de junho de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita sujeita à lotação da sala

SOBRE MARINA COLASANTI

Marina nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritréia. Residiu em Trípoli, mudou-se para a Itália, e em 48 transferiu-se para o Brasil.

De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.

Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de 50, de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, ensaios.

Através da literatura retomou sua atividade de artista plástica , tornando-se sua própria ilustradora.

É detentora de 7 prêmios Jabuti , e de dois Jabutis Livro do Ano de Ficção, do Grande Prêmio da Critica da APCA, do Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors concours da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto- Juvenil).

Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias.

Casada com Affonso Romano de Sant’Anna, tem duas filhas.

Apoio:

fiat academia miniera de letras