A Academia Mineira de Letras recebe no dia 21 de março, às 19h30, o lançamento do livro “Correspondência Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima” (editora Edusp), do professor Leandro Garcia, doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. Na ocasião, ele também fará uma palestra sobre o tema.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

A correspondência entre o crítico literário Alceu Amoroso Lima (que usava o pseudônimo “Tristão de Ataíde”) e o poeta e escritor modernista Mário de Andrade começou em 1925 e durou até dezembro de 1944, dois meses antes da morte de Mário. A troca epistolar e o debate apaixonado são marcados pela divergência de ideias, mas sempre aliada a um profundo respeito por ambos os correspondentes. “São cartas pensadas e densas, verdadeiros laboratórios de criação, de pensamento e estilística”, descreve o professor Leandro Garcia.

O principal assunto desta comunicação é a problemática de natureza religiosa e existencial – o “problema de Deus” e o “problema da Igreja” –, uma questão dramática na vida do escritor modernista. “Dentre todos os seus correspondentes, Mário de Andrade tratou mais francamente deste tema com Alceu Amoroso Lima”, destaca Garcia.

Além disso, eles também falaram sobre a crítica e a vida literária, as amizades, os lançamentos, as desavenças entre pessoas e grupos e as divergências entre os diferentes projetos de modernidade para o Brasil. “A correspondência é uma clara demonstração de que os extremos se tocam e podem se respeitar, de que é possível fazer a harmonia dos contrários por meio da tolerância mútua”, afirma o professor.

 

Sobre o palestrante:

Leandro Garcia é doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio e pós-doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Atua como professor-adjunto em Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFMG e diretor do Acervo dos Escritores Mineiros da mesma universidade. É especialista na obra e no pensamento de Alceu Amoroso Lima.

 

SERVIÇO:

Palestra e lançamento do livro “Correspondência Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima” – de Leandro Garcia

Data: 21 de março (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.