Entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, a Academia Mineira de Letras realiza o evento “Ofídias – Uma mirada selvagem na literatura brasileira”, com o professor e pesquisador Mário Geraldo da Fonseca. O encontro conta com duas palestras, que acontecem nos dias 29 e 30 de novembro às 19h30, seguidas de uma oficina, nos dias 01 e 02 de dezembro. As entradas e inscrições são gratuitas (inscrições encerradas).

As palestras e oficinas fazem parte do programa Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

O evento apresenta uma conversa sobre novos paradigmas de leitura do cânone indigenista brasileiro. Também propõe atividades para promover diálogo entre os livros que estão sendo produzidos pelos índios e aqueles que, escritos por autores canônicos, que fazem parte da história da literatura brasileira, tiveram como pressuposto a chamada “vida selvagem”.

Esta abordagem – resultado da pesquisa de doutorado de Mário Geraldo da Fonseca intitulada “A Cobra e os Poetas: Uma Mirada Selvagem na Literatura Brasileira” – procura mostrar o que o autor chama de “escrita ofídica”, uma linhagem de escritores brasileiros que se apropriaram das mitologias indígenas para construir os seus livros. “Ofídica” porque é o mito da cobra o fio condutor de tal abordagem.

Divididas em duas partes, as palestras “Da literatura de viagem ao Romantismo” (29/11) e “Do modernismo à literatura contemporânea” (30/11), focam nos marcos que norteiam a história da literatura brasileira, tendo como ponto de partida o que ficou conhecido como “literatura de viagem”, na qual os escritores românticos e modernistas foram buscar referências.

A oficina “Produção de livros indígenas e o método da cobra”, apresenta os chamados “livros da floresta”, produção editorial indígena, com leituras e performances. O uso da folha de papel como suporte para inscrições que antes eram feitas no corpo, na paisagem, na memória. Pequenos exercícios para aprender a ler os livros indígenas e para transcriar alguns mitos da tradição indígena amazônica. O curso é direcionado a educadores da cultura indígena; pessoas que trabalham com arte-educação, artistas; de modo particular os interessados na interlocução com as artes indígenas; estudantes de artes visuais, design e pedagogia.

A oficina tem carga horária de 10 horas, 40 vagas e emissão de certificado. Sua inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 19/11 pelo site da AML, mediante preenchimento da ficha de inscrição. Os aprovados serão comunicados por e-mail até o dia 22/11.

 

Sobre o palestrante e ministrante da oficina:

Mário Geraldo da Fonseca é professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Pós-doutor em Literatura Comparada, Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, Mestre em Teoria da Literatura, Fale – UFMG. Pesquisador da cultura indígena, de modo particular das artes indígenas, possui Doutorado sanduíche na UFAM (Universidade Federal do Amazonas). É coordenador do Projeto “Cria. Atividades e Saberes”, que desenvolve oficinas, cursos, aulas, rodas de conversa e saraus para potencializar a criatividade no âmbito da educação, da cultura, arte e meio ambiente. Coordena o “PROJETO OFÍDIAS: Artes e Culturas Indígenas, Artes e Culturas Contemporâneas”. É membro do “Coletivo Partilha” de artistas que promovem o “Sarau da Partilha”, e outros eventos que expressam a relação entre estética e política, além de autor do livro “Mar.Rio” (2015): poesia, imagens e teoria da criatividade na cultura, na arte e na educação.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 29/11, ÁS 19H30

Palestra: “Da literatura de viagem ao Romantismo”

DIA 30/11, ÀS 19H30

Palestra: “Do modernismo à literatura contemporânea”

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes).

Entrada Gratuita.

 

DIA 01/12, DAS 17H30 ÀS 22H30 E DIA 02/12, DAS 15H ÀS 20H

Oficina: “Produção de livros indígenas e o método da cobra”

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes).

Inscrições: ENCERRADAS

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.