No dia 25 de maio, às 11h, a Academia Mineira de Letras recebe o dramaturgo italiano Enzo Moscato para a palestra “Drama Contemporâneo Italiano – Degolarratos”. A conferência é uma parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, ACIBRA e Ano da Itália na América Latina.

O evento aborda a trajetória de 30 anos no teatro italiano do dramaturgo, poeta, diretor, chansonnier e ator, Enzo Moscato. Participa também a dramaturga, diretora e atriz Anita Mosca, que editou e apresenta o primeiro livro de Moscato traduzido para o português – Degolarratos.

SERVIÇO:
Enzo Moscato – “Drama Contemporâneo Italiano – Degolarratos”
Data: 25 de maio
Horário: 10h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita.

Home

Sobre o palestrante
Enzo Moscato é natural de Nápoles – Itália, formado em Filosofia na Universidade Federico II. Sua primeira obra adaptada para o teatro, em 1982, foi “Scannasurice” (Degolarratos). Desde então, escreve e interpreta sua proposta de teatro autoral, marcada por uma linguagem caótica de invenções cênicas que, desde o início, o impuseram à atenção do público e da crítica italiana e internacional.

Sua trajetória artística é considerada entre as mais originais do panorama artístico/teatral europeu, consagrada por numerosos e prestigiosos prêmios. Moscato é autor de cerca 50 dramaturgias originais. Seus textos foram traduzidos em alemão, espanhol, francês, tcheco e português.

O eclético artista é também intérprete dos CD “Embargos”, “Cantà”, “Hotel de
l’Univers”, “Toledo Suíte” e solista de “Fore Paese” de Maria Pia De Vito. No cinema, tem trabalhado como roteirista e ator. Nos últimos anos ministra cursos de dramaturgia na Universidade dos Estudos de Salerno e na Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles.