Com o objetivo de aproximar o público da Academia Mineira de Letras, em 2016 acontece o projeto Casa da Palavra. Realizadas pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de pessoas físicas, e copatrocínio da CemigTELECOM, as ações de ocupação da Academia contam com uma série de atividades gratuitas focadas na valorização, difusão e fomento da literatura, além da interseção com outras formas de produção cultural.

Entre os primeiros eventos do projeto estão as Oficinas de Criação Literária, mediadas pelos escritores Luís Giffoni e Branca Maria de Paula. Serão duas turmas, de 20 horas cada, divididas em 10 encontros para leitura de autores nacionais e estrangeiros e criação de textos. Adultos e jovens poderão conhecer, rever e analisar contos, crônicas e poemas, além de produzir seus próprios textos, que serão lidos e comentados durante os encontros.

INFORMAÇÕES:
Oficinas de Criação Literária

Turma 2: Branca Maria de Paula (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Inscrições:
29/03 a 12/04
Resultado:
18/04
Período da Oficina:
26 de abril; 3, 10, 17, 24 e 31 de maio; 7, 14, 21 e 28 de junho.
Horário da Oficina:
das 16h às 18h
Oficina gratuita, vagas limitadas e seleção realizada pela equipe AML.
Ficha de inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Turma 1: Luís Giffoni (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Inscrições: de 7 a 21 de março
Resultado: 25 de março
Período da Oficina: dias 4, 7, 11, 14, 18, 25 e 28 de abril; 2, 5 e 9 de maio.
Horário da Oficina: das 19h às 21h
Oficina gratuita, vagas limitadas e seleção realizada pela equipe AML.
Ficha de inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

 

Sobre os mediadores

Branca Maria de Paula é mineira de Aimorés, escritora, fotógrafa e roteirista, com 18 livros publicados. Autora de “Fundo Infinito – contos eróticos” e de vários títulos na área infanto-juvenil. Dentre eles, “Leidedai e seu herói vira-lata”, “De 100 não passa”, “Claro Escuro” e “Pacífico, o gato”. Participou das antologias “Retratos da Escola”, “Adolescência e Cia” e “Vou te contar – 20 histórias ao som de Tom Jobim”. Por sua obra literária, assim como por suas fotografias, recebeu diversas premiações. Reside em Belo Horizonte e participa ativamente de manifestações culturais relacionadas à literatura e à fotografia, realizando palestras e oficinas.

 Luís Giffoni é autor de 26 obras, entre contos, crônicas, romances, ensaio, biografia, teatro, literatura infantil e juvenil. Recebeu diversas premiações como o Prêmio Jabuti de Romance, da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio Minas de Cultura, o Prêmio Nacional de Romance Cidade de Belo Horizonte, o IBBY – International Board on Books for the Youth e a FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Realiza palestras, cursos e oficinas no Brasil e no exterior. Entre seus livros estão: “Os pássaros são eternos”, “Adágio para o silêncio”, “A árvore dos ossos”, “O pastor das sombras”, “Riscos da eternidade”, “Retalhos do mundo”, “O acaso abre portas”. Sua peça “In Memoriam” foi encenada pelo Oficinão do Grupo Galpão. “Os pássaros são eternos” foi adaptado para o teatro no México e percorreu vários países.