Número 72 Ano 94 Julho/Setembro 2015

Faça download

O presente número da Revista traz um registro triste pelo falecimento de Almir de Oliveira, em 2 de junho, ocupante da Cadeira 32 da Academia. Nascido em 8 de julho de 1916, em Espera Feliz, na Mata Mineira, ali viveu a maior parte de sua profícua existência. Advogado, historiador, professor universitário, diretor da Faculdade de Direito da UFJF, é autor de dezenas de livros nos campos a que se devotou e em que mereceu pleno reconhecimento por suas qualidades de cidadão e mestre. Com a tarja de luto, a Revista da Academia lhe presta reverência, certa de que os confrades se manifestarão, em próximas edições, sobre sua vida e sua extensa e notável obra.

É de dever registrar, também em 2015, o centenário de nascimento dos acadêmicos João Camillo de Oliveira Torres e Wilson Lima Bastos, que participaram ativamente de nossa entidade e deixaram expressiva contribuição intelectual e literária a Minas Gerais. A ambos se prestará homenagem em reuniões na Casa de Alphonsus, Vivaldi e Murilo.

IMPRENSA OFICIAL: Cabe, finalmente, informar que nossa Revista, a partir deste número, passa a ser editada na Imprensa Oficial de Minas Gerais, conforme acordo firmado com a Academia. É uma grata notícia, celebrando com alegria uma parceria histórica exatamente ao ensejo do centenário da transferência da sede de nossa entidade para a capital mineira. Com essa decisão, duas forças vivas no processo comunicatório do estado mais estreitam laços a serviço da cultura e da inteligência.