O romance entre Tristão e Isolda já inspirou centenas de obras e artistas no mundo. Dessa vez, ele será tema da palestra “Tristão e Isolda: origens do romance moderno”, que o professor Jacyntho Lins Brandão apresenta em formato virtual na Academia Mineira de Letras. A palestra pode ser assistida no canal de Youtube da instituição, a partir do dia 23 de julho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

O chamado “Romance de Tristão” é o primeiro texto com a história dos amores de Tristão e Isolda. Escrito em francês na segunda metade do século XII, por um poeta de nome Béroul, em versos de oito sílabas, ele surge no exato momento em que se registram os primeiros exemplos do romance moderno, fazendo parte da matéria de Bretanha, ou seja, do ciclo de histórias em torno do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda.

O enredo se tece em torno do triângulo amoroso formado por Isolda, seu marido, o rei Marcos da Cornualha, e Tristão, o melhor dos cavaleiros do rei, envolvendo paixão, adultério e toda sorte de intrigas. Além de analisar a obra, Jacyntho Lins Brandão apresenta sua própria tradução do poema, que acaba de ser lançada pela Editora 34, de São Paulo.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Jacyntho Lins Brandão é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde lecionou língua e literatura grega de 1977 a 2018, tendo exercido ainda os cargos de diretor da Faculdade de Letras (1990-1994 e 2006-2010) e vice-reitor da UFMG (1994-1998). Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1992), foi professor-visitante da Universidade de Aveiro, em Portugal (1998-1999). É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, da qual foi o primeiro secretário (1985-1987), além de presidente (1991-1993) e tesoureiro (2004-2005). Desde 2018 é membro da Academia Mineira de Letras

Publicou livros sobre a literatura grega, A poética do hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata (Editora UFMG, 2001), A invenção do romance (Editora UnB, 2005), Antiga musa: arqueologia da ficção (Relicário, 2015). Traduziu, do grego, Como se deve escrever a história, de Luciano de Samósata (Tessitura, 2009), bem como, do acádio, Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh (Autêntica, 2017) e Ao Kurnugu, terra sem retorno: descida de Ishtar ao mundo dos mortos (Kotter, 2019). É autor ainda de obras de ficção: Relicário (José Olympio, 1982), O fosso de Babel (Nova Fronteira, 1997), Que venha a Senhora Dona (Tessitura, 2007).

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Tristão e Isolda: origens do romance moderno”, com Jacyntho Lins Brandão

Data: 23 de julho

Horário: a partir das 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br